Contos do poeta: As aventuras da galinha Tunica em: Bartolomeu e a doença do carapato.!

O dia amanheceu com o cantar do galo Tunico. O Sol iluminava quase todos, pois Bartolomeu amanheceu indisposto e ficou deitado em sua casa.

Durante todo o dia não deu as caras pelo terreiro,foi quando seu Luquinhas deu falta de seu amigo e começou a perguntar dos trabalhadores.

---Alguem viu Bartolomeu? A horas que o procuro e não encontro.

João o responsável pela limpeza do sítio, respondeu: --- Bartolomeu está muito abatido, não se levantou e não quer comer nada!

Luquinhas rapidamente foi ver o que estava acontecendo.

Chegou pertinho,verificou se tinha algum machucado ou mordida de alguma cobra e nada.

Bartolomeu,olhou com os olhos muchos como se quisesse falar alguma coisa.

Imediatamente Luquinhas ligou para o Dr. Victor,o veterinário que sempre cuidou dos animais do o sítio, contou tudo ao Dr. Que marcou uma visita no fizinho da tarde

Tunica, também percebeu a ausência do seu amigo fiel e foi visitá-lo. Chegando lá,pode ver o estado frágil do amigo e perguntou.

--- Amigo Bartolomeu,o que está acontecendo, já brincamos pelo terreiro e você não apareceu, está apaixonado por alguma cadela nova?

Bartolomeu responde:

---Tunica minha amiga, não sei o que está acontecendo comigo, desde ontem senti uma moleza no corpo e amanheci assim, sem vontade de comer,tô perdendo as forças.

Acredito que foi atacado por carrapatos, ontem lá próximo ao curral,e acredito que fui mordido.

Tunica espantada responde; --- pode ser isso mesmo, vou chamar as amigas pra dar uma geral por aquelas bandas, a amiga pic

Galinha de Angola vai devorar tudo.

-- você tem que se alimentar,se não pode morrer.

---Obrigado amiga, a manhã vou estar melhor.

Enquanto conversavam, Dr. Victor, chega e vai logo fazendo exames de sangue para saber o que está tirando as forças de Bartolomeu.

Todos estavam preocupados com a saúde do protetor do sítio.

A noite, Bartolomeu piorou,e teve que ser levado as pressas pra cidade.

A bicharada ficaram triste,comedo que seu protetor morresse.

O jabuti comenta com a jabota lelê.

-- Poxa ! Lelê, se Bartolomeu morrer que vai nos proteger.

---Bartolomeu é forte vai sair dessa confio em nosso veterinário, respondeu a jabota.

Tunica não conseguiu dormir naquela noite,a todo momento olhava em direção a estrada para ver se o carro estava trazendo seu amigo de volta.

Ao chegar na clínica,foi preciso tomar soro pois,estava muito fraco. No dia seguinte o resultado do exame confirmou a doença do carapato.

Dr. Victor explicou para o Sr. Luquinhas:

---- Amigo Luquinhas, realmente Bartolomeu está com a doença do carrapato é, na verdade, o nome comum de duas doenças transmitidas pelo carrapato, sendo o Rhipicephalus sanguineus comumente presente. A primeira, chamada erliquiose, ocorre quando a bactéria Erhliquia canis entra na corrente sanguínea do pet. A segunda, a babesiose, é causada pelo protozoário Babesia canis.

Os agentes atacaram as células de defesa do corpo e afetaram os órgãos importantes como pulmão, rins e fígado. Por isso que Bartolomeu não quer se alimentar. Como está no início, vamos passar o medicamento, ele terá que ficar alguns dias aqui na clínica.

Luquinhas voltou para o sítio sem Bartolomeu e a aflição tomou conta de todos.

Tunica se aproximou da casa e escutou a conversa dos humanos.

Ela saiu correndo pelo sítio, avisando que Bartolomeu está internado e poderia morrer.

O sítio ficou triste, e todos andavam preocupados, foram mas de dez dias de angústia.

Direpente,o papagaio Juruna alertou a todos

---Bartolomeu chegou! Bartolomeu chegou!

Dr. Victor estava trazendo o fiel amigo. Todos foram recepcionar com alegria.

Bartolomeu saltou do carro e saiu correndo pelo sítio recuperado

Tunica organizou uma festa no terreiro e passaram a noite matando a saudade do amigo.

Seu Luquinhas mandou João detetizar todo o sítio e assim todos poderiam viver em paz e harmonia no sitio

Joilson Remanso
Enviado por Joilson Remanso em 07/06/2023
Reeditado em 08/06/2023
Código do texto: T7807853
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.