Contos do poeta: As aventuras da galinha Tunica em: Olha a cobra!

O sítio amanheceu triste, Tunico não quis cantar. Muita chuva e o frio, fez que todos dormissem mais um pouquinho.

Era o inverno Amazônico, uma temporada de muita chuva que ocorre no período entre novembro e maio.

Naquela manhã chuvosa, Tunica estava tirando mais uma ninhada de pintinhos, o galinheiro ficava meio distante da casa de Bartolomeu o fiel amigo protetor dos animais do sítio de Sr.Luqunhas.

Dia de chuva os animais encontram dificuldades para caçar e conseguir seus alimentos, a não ser a ração que Luquinhas coloca no celeiro. Mas galinha gosta mesmo é de bichinhos suculentos encontrados no terreiro.

Como Tunica estava chocando,gastava muita energia aquecendo seus ovos e dia de chuva,precisava ficar mais tempo em cima dos ovos para não perder a temperatura ideal para que seus pintinhos nascem saudáveis.

Quando o sol apareceu, Tunico cantou, os pássaros voaram e a vida no sitio voltou a normalidade.

Tunica saiu para se alimentar e nessa hora surgiu o perigo.

A cobra adora se alimentar de ovos e na sua busca por alimentos percebe que a sua disposição tem um ninho cheio de ovos tudinhos pra ela.

Ela em sua astúcia se aproxima e se prepara para se deliciar. Bartolomeu, que andava lá por perto sentiu com seu faro cheiro da cobra.

Mas do que depressa, começa a latir desesperado. Tunica corre desesperada para ver seu ninho, Luquinhas ao perceber o aviso de Bartolomeu, sai em disparada para o galinheiro, chegando a tempo de salvar a nova geração de Tunica.

Bartolomeu já estava em cima da cobra,Tunica sem medo da umas boas bicadas e consegui espantar a peçonhenta.

Luquinhas ainda viu a cobra sumir na capoeira.

Para proteger aquela ninhada , Tunica não se afastou mas do seu ninho, Luquinhas reforçou o galinheiro, fez uma limpeza ao redor né Bartolomeu montou acampamento próximo de Tunica.

No outro dia os pintinhos começaram a nascer, uma festa no sitio.

Tunica todo orgulhosa desfila pelo terreiro com seus filhotes.

Joilson Remanso
Enviado por Joilson Remanso em 04/06/2023
Reeditado em 08/06/2023
Código do texto: T7805049
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.