Contos do poeta: As aventuras da galinha Tunica em: A caçada de Bartolomeu.

Mas uma manhã começa com o canto do galo Tunico.

-- cocoricoooooooooó

Todos despertam para o novo dia, e o pintinho zelu, pergunta: --- mãe Tunica como e que papai sabe a hora de cantar, poxa, porque não canta mais tarde um pouquinho.

Tunica dá umas cacarejada e responde:

--- zelu, seu pintinho preguiçoso... Seu pai sabe a hora certa devido o relógio biológico dele, vc também despertará sua geração na hora certa.

Enquanto eles conversavam, o Sr. Luquinhas se preparava para levar Bartolomeu pra uma caçada,lá pro lado do Igarapé grande.

Bartolomeu todo afoito, não parava de latir, contando que hoje seria inesquecível para ele, e prometia não decepcionar seu Luquinhas.

A caçada era pra pegar os porcos queixadas que estavam acabando com a roça de macaxeira do sítio.

A bicharada ficaram na torcida pela aventura de Bartolomeu.

Os dois sumiram na mata.

Chegando próximo ao igarapé, Bartolomeu começou a sentir as primeiras pistas dos queixadas e saiu na disparada, latindo e fazendo a tocaia.

Luquinhas, gritava, calma Bartolomeu,desse jeito você vai afugentar os porcos.

Os porcos queixadas vivem em grupos com um líder a frente comandando tudo,eles são unidos e capazes de destruir seus oponentes.

Bartolomeu sumiu entre a capoeira sem dar um latido, Sr. Luquinhas já estava preocupado, pois, andou horas em círculo e nada de bartolomeu e os porcos, já em quase desespero,ouviu muito longe latidos, mas que depressa seguiu em direção dos latidos, quando chegou próximo, percebeu toda a artimanha do caçador Bartolomeu, o mesmo fez a tocaia direitinho colocando todos os porcos dentro de uma gruta sem saida e ainda derrubou pedras e galhos dificultando a saída da quela vara de porcos. Luquinhas abraçou Bartolomeu e pode assegurar comida para vários dias,mas foi preciso voltar ao sítio e buscar ajuda para carregar a fartura.

Ao voltarem ao sítio Bartolomeu foi cercado pelos animais e contou a sua promessa da quela caçada.Tunica fez uma festa para celebrar a aventura do seu fiel amigo Bartolomeu.

*(vara é o coletivo de porcos).

Joilson Remanso
Enviado por Joilson Remanso em 29/05/2023
Reeditado em 08/06/2023
Código do texto: T7800566
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.