FORMIGA ATREVIDA

Zazá era uma formiga muito metida, orgulhosa e atrevida. - Um dia, ao acordar viu que a rua estava parada nem um passarinho cantava, nem a cigarra que gostava de fazer batucada estava calada.

Então, Zazá pensou, pensou- Inconformada com aquele silêncio resolveu fazer um passeio na floresta. Assim se divertia enquanto as outras formigas trabalhavam.

Assim que chegou na entrada do bosque viu um aviso enorme que dizia:

- Um tamanduá foi visto pelas redondezas e nenhuma formiga deverá colocar se quer o pé fora da sua casa, ou correm o perigo de parar na barriga do tal monstro de focinho comprido.

Inconformada Zazá gritou:- Que chato! Não vou ficar presa em casa depois de ter me arrumado assim. Estou muito garbosa! Vou sair sim, seguirei em outra direção, assim não encontro o tal Tamanduá esfomeado.

E assim com a sua desobediência Zazá escolheu um caminho na beira do riachinho e foi passear entre flores do campo.

Encontrou algumas formigas que apressadas voltavam correndo para casa.

- Ora se não querem passear, azar delas, não vejo nenhum perigo. Mas, Zazá não sabia que corria o risco em ser atrevida e não obedecer as ordens.

Enquanto isso as duas amigas cochichavam: - Zazá está correndo risco, vai se meter na maior encrenca isso se não for devorada. Também quem manda ser metida a corajosa. E seguiram viagem na maior correria sem olhar para trás.

Enquanto isso Zazá já estava na floresta se sentindo encantada, rindo com os gracejos dos passarinhos, mas nenhuma formiga por ali! Ainda bem que o Tamanduá estaria em outra região onde com certeza encontraria muitas formigas e não iria ligar pra ela uma inocente formiguinha.

De repente Zazá soltou um grito. O susto foi tanto que até as roupas saíram do seu corpo deixando-a totalmente pelada.

Ao sentir a terra tremer bem pertinho, ela colocou sebo nas patinhas e saiu em disparada, já cansada se escondeu entre folhas secas e ficou ali arquejando com um palmo de língua de fora.

As horas passavam, o vento soprava tão forte levando as folhas e lá se foi a pobre formiga levada pela ventania. De tão apavorada gritava, mas o vento não ouvia, a ventania ficava mais forte até que jogou a pobre formiga bem na porta de uma casa.

Tontinha, tontinha, olhou de um lado e do outro nem sabia onde foi cair. E agora?

Pois é, a formiga desobediente caiu bem na casa do tamanduá que roncava de fome, pois naquele dia nenhuma formiga para lhe encher o buxo.

Agora deixo o mistério no ar pra você continuar contando essa história.

O que será que aconteceu com a formiga Zazá?