Tempo livre

Renbeck pensou que havia sido o único, mas quando encontrou seu amigo Wansburt, descobriu que o mesmo havia acontecido com ele.

- Não fomos somente nós dois, todos os gnomos da oficina receberam a mesma carta - afirmou Wansburt.

A carta em questão era um aviso prévio: em trinta dias, dizia, todos os trabalhadores de Papai Noel seriam dispensados.

- Mas como pode ser isso? - Renbeck estava aturdido. - O que vamos fazer? E quem vai fabricar os brinquedos para as crianças?

- Não sei a resposta para a sua primeira pergunta, mas quanto à segunda... - redarguiu Wansburt, indicando uma grande caixa de madeira que havia sido depositada nos fundos da oficina de Noel.

- O que é aquilo? - Indagou Renbeck apreensivo.

- Ouvi falar que é uma máquina - disse Wansburt. - Dizem que vai produzir muito mais do que nós, e mais rápido.

- Mas nós sempre demos conta do recado! - Protestou Renbeck. - Não é justo!

- Acho que enquanto tínhamos apenas a Terra para cuidar, isso podia ser verdade - ponderou Wansburt. - Mas os tempos mudaram; os humanos estão começando a se espalhar por outros planetas, Papai Noel não ia poder cobrir todos os pedidos apenas com a nossa força de trabalho. Daí, trouxe essa máquina.

- Pois eu vou falar pessoalmente com ele - prosseguiu Renbeck. - Quero que ele diga na minha cara que não somos mais necessários!

- Não será necessário - disse uma voz atrás deles. Viraram-se e ali estava Papai Noel, aparentando estar tão desconsolado quanto os dois gnomos.

- Eu também recebi uma carta de dispensa, - declarou - da mesma forma que as renas voadoras; também vão usar meios de transportes mais rápidos, que possam cobrir os espaços entre as estrelas em tempo zero.

- Vamos todos ser substituídos por máquinas? - Renbeck encarou Papai Noel incrédulo.

- Acho que, no fim, não nos querem entre eles - ponderou Papai Noel. - Melhor cuidarmos de nós mesmos.

- E para onde vamos? - Inquiriu Renbeck.

- O Universo é vasto - redarguiu Papai Noel. - Certamente, num desses mundos colonizados pelos humanos, seremos bem-vindos. E aí, poderemos começar tudo de novo, numa escala menor; só trabalho, sem diversão, por milhares de anos... acho que isso agora acabou.

Os gnomos se entreolharam. Será que conseguiriam se adaptar à nova vida, com menos responsabilidades e mais tempo livre?

Bom, eles precisavam descobrir.

- [14-06-2022]