PERDÃO

Era uma vez um reino distante, que ficava entre as florestas. Nesse reino vivia uma família real. Essa família real era formada por dois irmãos, o rei e a rainha. O rei era muito poderoso. Toda a região em torno do castelo pertencia a família real. Porém, o rei já estava ficando velho. Foi quando um ajudante real disse ao rei, que ele iria precisar de um substituto, pois o rei já estava muito cansado para cuidar das demandas do reino. O ajudante real disse que o rei deveria indicar um dos filhos. Quando os dois filhos do rei ficaram sabendo que um deles deveria ocupar o lugar do pai, eles ficaram muito surpresos. O filho mais novo chama-se João, era bondoso e trabalhador sempre ajudava o pai. O filho mais velho chamava-se Marcos, era diferente de João, gostava de ser servido, gostava de presentes caros e não ajudava o pai em nada. Certa vez, ainda quando era criança, Marcos ficou insatisfeito com um presente que havia ganhado do pai. Ele achou o presente do irmão melhor do que o dele. Então, pegou o presente que o irmão havia ganhado e quebrou. Quando João viu o seu presente quebrado ficou muito triste. Perguntou ao irmão mais velho porque ele havia feito isso. Marcos nada falou. O irmão mais novo como era muito sensato logo percebeu que o irmão mais velho estava com inveja dele. Então, ele disse ao irmão:

- Marcos, o que você fez não foi certo. Você quebrou o meu presente. Mais eu não vou quebrar o seu presente. Vou falar para o nosso pai.

O rei quando soube do acontecido foi até Marcos, e conversou com ele. Disse que o que ele havia feito era errado. Disse que todo homem deve ter controle sobre seus sentimentos e emoções.

O rei chamou o filho mais novo. Perguntou ao filho mais novo se ele perdoava o irmão. O irmão mais novo disse que aceitava perdoar o irmão. Depois desse acontecimento passaram-se 20 anos. Foi quando o rei decidiu escolher um substituto. Pela norma do reino o rei deveria escolher o filho mais velho. Mais quando o rei lembrou do que os filhos vivenciaram ainda criança, decidiu nomear o filho mais novo o seu substituto. Quando o filho mais velho foi questionar o motivo do rei ter escolhido o irmão mais novo e não ele. O rei lhe falou:

- Seu irmão foi escolhido para ser o novo rei porque durante toda a vida, ele demostrou ser muito bondoso e sensato. Ele é tão bondoso que quando era criança o perdoou por você ter quebrado o presente dele.

O filho mais velho ficou um pouco triste. Foi quando o pai disse: Meu filho, não fique triste. Ao te perdoar o seu irmão acreditou que você era bom. E que só quebrou o presente dele porque ninguém havia lhe falado que não é bom ser apegado aos bens materiais. Depois daquele acontecido você nunca mais voltou a demostrar nenhum sentimento de inveja. Mas, meu filho você ainda não está preparado para ser o rei, você gosta de ser servido. E apesar de não cobiçar as coisas alheias você continua gostando de presentes caros. Isso não é bom meu filho. Não devemos nos tornar escravos dos bens materiais. O que importa para Deus é a bondade que trazemos no coração e não o valor das coisas que usamos. Então o filho refletiu um pouco e disse ao pai que iria doar todos os seus pertences e que de agora em diante ia ajudar as pessoas que mais precisava. O rei ficou muito feliz com a atitude do filho, o perdoou pela sua soberba e avareza e lhe prometeu o trono do reino vizinho, que também era seu.

Alinne Costa
Enviado por Alinne Costa em 06/03/2022
Código do texto: T7466471
Classificação de conteúdo: seguro