A Viagem

Alô! Alô! Planeta Terra chamando, Planeta Terra chamando!

Aqui quem fala é o narrador misterioso, diretamente do mundo da literatura.

Quero contar a vocês como foi a viagem de Emília ao Planeta dos Livros, planeta próximo de onde estou falando.

Sua viagem começou da seguinte forma:

Certo dia Emília, entrou em seu quarto, cansada e entendiada resolvida a dormir, porém, ao olhar na estante, entre tantos livros que tinha, um livro grande, preto, todo reluzente, que chamou sua atenção.

Não pensou duas vezes, indo até a estante e pegou o livro.

Sentou-se na cama e quando abriu-o, um barulho estonteante como se fosse de uma forte cachoeira, a jogou para trás, tamanho o susto que levou.

Dali saiu um pássaro, mas, não era um pássaro comum como conhecia e estava acostumada ver. Possuía 1,70 de altura, seu corpo tinha um formato de um livro,com duas asas dianteiras, todo dourado, olhos serenos e calmos que transmitia paz até ao mais agitados dos homens.

- Quem é você? Como se chama? O que quer de mim? - disse Emília com voz trêmula de tão assustada que estava.

- Me chamo Leitura, venho do Planeta do Livro. Calma, não assuste, não vou lhe fazer nenhum tipo de mal - disse o pássaro.

- O que deseja de mim? - perguntou Emília desconfiada.

- O livro que você acaba de abrir possui uma passagem para o conhecimento do planeta de onde vim e todo aquele que abre, ganha o direito de viagem. E você é a premiada - disse Leitura.

- Como é esse seu planeta, vamos me conta! quero saber! - falou Emília num tom áspero e grosseiro. A bem da verdade, Emília é pequena no tamanho, mas grande em grosseria e desconfiança.

- Somente você estando lá para saber. Eu vim aqui exatamente para te buscar - respondeu Leitura.

- Pois saiba que eu não vou a lugar nenhum, ainda com alguém que eu não conheço - replicou. Portanto, pode dar meia-volta e ir para esse seu planeta, porque eu não estou nem um pouco interessada - completou.

Na verdade, Emília estava mentindo, pois estava morta de curiosidade para conhecer, mas ela era assim: orgulhosa e não dava o braço a torcer, muito menos assumir seus sentimentos.

Leitura percebendo isso disse:

- Está bem, tudo bem. Não está mais aqui quem falou. Vou retornar para meu planeta agora mesmo. É uma pena você não querer ir, porque tudo estava preparado, especialmente para te receber.

- Como você se chama mesmo? - pergunta.

- Emília - respondeu com seu ego inchado após ouvir essas palavras.

- Então, Emília, foi bom te conhecer! Adeus! falou leitura.

-Não! volte aqui! espere! disse ela.

- Tá bom! tá bom! se vocês fazem assim tanta questão de minha nobre presença, lhes darei essa honra- disse Emília num tom soberbo.

- Sei! - disse o pássaro-livro com aquela cara de me engana que eu gosto.

- Como vamos fazer para entrar nós dois neste livro? - pergunta

- Suba em minhas costas - respondeu Leitura.

Emília subiu e de repente, os dois encolheram. Com apenas um olhar, a capa do livro flutua e se abre. O mesmo barulho alto de cachoeira se fez e os dois partiram.

Como um flash de luz que dura alguns poucos segundos, já estavam no planeta.

- Esse é o planeta do livro? Que lugar maravilhoso! É tudo tão lindo! - disse Emília encantada.

- Sim! Aqui é a porta de entrada - disse o pássaro-livro.

Aproximando da portaria, alguém grita:

Seja muito bem-vindo Emília!

Lá todo mundo conhece o nome do todo mundo, mesmo sem a pessoa dizer, por isso não estranhem.

A pessoa que gritou, era nada mais, nada menos que Thomas More, autor da Utopia.

- É você Thomas More? - disse Emília encantada

- Sim, respondeu. É uma honra te conhecer.

- O que você faz aqui? - perguntou.

- Esse mundo é a Utopia que sempre sonhei, imaginei e agora virou realidade.

Sim! exclamou a menina.

- Aqui a Utopia vira realidade - disse Thomas.

- Seja muito bem vinda, pois é uma grande honra ter você visitando nosso planeta, espero que goste - completou.

- Bem, o papo está bom, mas não podemos perder tempo, porque Emília ainda tem muito o que conhecer- fala Leitura interrompendo o bate-papo.

- Aproveitem a viagem - disse Thomas.

- Tchau! Muito Obrigado! - acena Emília.

Levantando asas e viajando pelas nuvens, viram Edgar Allan Poe voando sobre um corvo a caminho da Casa de Usher.

Aterrizando, pararam na janela e viram Carolina de Jesus em seu quarto escrevendo no seu Diário de Bitita.

Na calçada ao lado, estava rolando um sarau feito por Sérgio Vaz que oferecia Literatura, Pão e Poesia a quem quisesse ouvir.

Sobrevoando mais a frente, viram um escadão e lá estava Julio Cortázar

dando instruções de como subir a escada a quem desejava.

Passando pelo escadão, viram O Pote Mágico e com ela Amanhecer Esmeralda que enfiava a mão e por onde passava, coloria a paisagem.

Um pouco para frente, havia uma escola e pousaram nela.

Ali viram Rubem Alves e seus alunos felizes da vida porque a escola que sempre sonharam agora era real e o sentimento de Emília não era diferente.

Partindo dali, foram para uma estrada e lá viram Dom Quixote e seu fiel escudeiro Sancho Pança lutando contra os moinhos de vento.

Alguns quilômetros mais tarde, viram o Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda cavalgando em busca do Santo Graal.

Aterrizando em uma floresta, Emília que era a Floresta de Sherwood e Robin Hood os convidou para a festa. Acabando a festa, Emília e Leitura se despediram de todos e voaram em direção ao Sítio do Pica-Pau Amarelo. Chegando lá, foram recebidos na entrada por Narizinho e Emília, a boneca de pano.

As três passaram a maior parte do tempo conversando e Narizinho contou sobre suas Reinações. Dona Benta e Tia Anastácia fizeram todo tipo de doces e salgados e enquanto as meninas estavam conversavam, Leitura se deliciava com a comida, enchendo o pandu.

Tanto é que seu período de digestão naquele dia foi de cinco horas para que tivesse em condições de voar. Depois, Pedrinho o convidou para suas Caçadas, mas como já estava tarde e precisavam partir não puderam ir.

O pessoal do Sítio insistiu para quem ficassem e dormissem ali e Emília também queria, mas, como Leitura se comprometeu a dormir em outro lugar, preferiu manter a palavra.

Saindo dali, foram para o castelo e Leitura mostrou para Emília a casa onde o Conde Drácula morava.

Chegando na casa de Mary Shelley tocaram a campainha e foram recebidos pelo Frankenstein. Emília desmaiou de medo, mas logo se recuperou e todo mal entendido foi resolvido.

Emília e Leitura passaram a noite ali. De manhã bem cedo, depois de uma bela noite de sono, tomaram um super café da manhã, se despediram de Mary e Frankenstein e partiram para visitar Júlio Verne que estava a Vinte Mil Léguas Submarinas e no mesmo dia embarcaria para Viagem ao Centro da Terra. Mas antes disso, Leitura mostra a Emília O Castelo em que Kafka estava. Olhando pela janela, viram ele transformado em barata, escrevendo uma Carta ao Pai.

Depois Leitura, apontou o castelo onde Alexandre Dumas, O Conde de Monte Cristo e o Corcunda de Notre Dame moravam juntos e tinham

Os Três Mosqueteiros como vizinhos e eram muito barulhentos por sinal.

Sobrevoando outra estrada, viram o lugar onde O Prisioneiro da Máscara de Ferro está exilado e Emília ficou horrorizada e logo abaixo viram um garoto engomado e um Menino de Pijama Listrado brincando juntos. Emília se conteve para não chorar de tanta emoção.

Leitura e Emília quase batem na nave do Pequeno Príncipe, por pouco não causando acidente. Quando ela o viu, não se conteve e, gritou, abraçou, agarrou e beijo-o. Só quem a conhece sabe como ela é escandalosa quando quer. Envergonhado, O Pequeno Príncipe, a saudou, conversaram um longo tempo e depois cada um tomou seu rumo.

Aterrizando ao mar, entraram no submarino e Júlio Verne os recebeu.

Puderam conhecer todo submarino de ponta a ponta e não houve uma tecnologia de ponta que Júlio inventou que não mostrasse a eles.

Saindo do submarino, de volta em terra, estava numa estrada perto de uma placa que apontava as direções.

- Para onde você deseja ir agora Emília? Escolha! - disse Leitura.

Emília olhou para a placa e leu as opções que estavam escritas da seguinte maneira:

Ao norte apontava para A Turma da Mônica, ao sul, Shakespeare, ao leste Jogos Vorazes, ao oeste, ficava o lugar onde Asterix e Obelix vivem.

-Hum..pensando bem... eu quero ir para A Turma da Mônica - disse Emília.

- Ok! - disse Leitura.

- Então vamos logo porque estou com pressa e ansiosa e por falar nisso já conhecemos todo o planeta ou ainda falta muito? Pois quero muito conhecer o pessoal da turma e depois voltar para casa, antes que eu fique enfadada e aí você vai ver como é horrível me aguentar quando estou adormecida.

- Já estamos quase no fim Emília, muita calma nessa hora, não precisa se estressar- respondeu.

- Então vamos logo! - fala Emília.

- Vamos sim! - disse Leitura sorrindo.

O que Leitura não disse a Emília era que o tamanho do planeta é infinito, assim como sua viagem por ele. Ela poderia até enjoar, se irritar e voltar, mas depois de certo tempo acabaria regressando, porque, uma vez no Planeta do Livro, para sempre a viagem nesse planeta.

Enfim, essa é a última notícia que tive sobre eles, agora nesse exato momento, não sei sobre o paradeiro dos dois, mas, assim que receber notícias de Emília e Leitura, voltarei a entrar em contato com vocês.

Portanto, a continuação dessa viagem fica para um próximo episódio.

Até mais! Câmbio! Desligo!

(2016)