SARU E GOKULA

Saru era um macaco muito levado, capaz de fazer qualquer coisa por comida. Vivia se metendo em grandes encrencas por ser tão guloso. Certo dia, Saru ouviu uma conversa na floresta, de que a vaca Gokula dava leite. Saru não pensou duas vezes e decidiu ir até o curral e pedir um pouco de leite para Gokula... afinal, pelo que havia entendido, o leite era grátis. Saru estava empolgado com a ideia de poder beber leite de graça. Para Saru, se a vaca dava, não cobrava... então, ele queria.

Após atravessar quase toda a floresta, pulando de galho em galho, Saru chegou até a propriedade rural. Lá, encontrou os animais da fazenda... ovelhas, galinhas, patos, bois, cabritos e o mal humorado galo. Saru cumprimentou a bicharada, que ficou apreensiva; pois já conheciam a fama de travesso do macaco e aonde ele ia, a confusão era garantida. Saru entrou no curral, foi até onde estava Gokula e pediu um copo de leite. A vaca era muito sábia e não estava disposta a cair na conversa do macaco Saru.

Gokula disse que não poderia ajuda-lo. Somente o seu filho Bezerro tinha permissão para beber o leite, ou o seu dono fazendeiro que tirava o leite todos os dias pela manhã e final de tarde, depois o levava para casa. O macaco ficou inconformado e disse que aquilo não era justo. Gokula disse que se Saru queria muito beber leite, ele teria que comprar no supermercado. Saru respondeu que não tinha dinheiro e além do mais, não seria muito bem recebido no supermercado, já que tinha sido expulso de lá na semana passada por ter comido as bananas que estavam à venda.

A vaca lamentou e disse que não poderia fazer nada. Saru saiu resmungando, mas não se deu por vencido. Escondeu-se no telhado do celeiro, esperando o momento certo para pegar um pouco de leite. De repente, Saru viu o fazendeiro chegando com um balde na mão. Estava na hora de tirar o leite da vaca e o macaco sem vergonha ia tentar enganar Gokula e o fazendeiro. Saru entrou no curral sem ser visto e ficou observando o fazendeiro tirar o leite enquanto Gokula comia sua forragem.

Quando o balde já estava quase transbordando com aquele leite branquinho, espumante e provavelmente, muito saboroso, Saru entrou em ação e criou uma distração para o fazendeiro. De fininho, o macaco saiu do curral e jogou uma pedra na vidraça da janela; na casa da fazenda. O vidro se quebrou e com aquele barulho, o fazendeiro saiu apressado para averiguar o que tinha ocorrido. Aquela era a chance ideal para o malandro Saru voltar rapidamente ao curral e furtar o balde de leite.

Quando o macaco Saru entrou correndo como um louco e se aproximou do balde de leite, a vaca Gokula levou um susto e acabou pisando sem querer no rabo do macaco. Saru deu um grito... sentiu uma dor tremenda e fugiu chorando antes que o fazendeiro voltasse e descobrisse a bagunça que ele causou. Naquele dia, o macaco aprendeu a respeitar o espaço dos outros. Aprendeu que roubar é uma coisa muito feia, e que o castigo sempre chega para aqueles que não obedecem as regras da boa convivência.

Adriano Besen
Enviado por Adriano Besen em 24/06/2021
Código do texto: T7285858
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.