DONA ANDORINHA

Bailava por entre as flores, quando ouviu o beija-flor dizendo que teria festa no jardim e todos os bichinhos foram convidados. Apressada a andorinha foi calçar seus sapatinhos de cetim, amarra lacinhos nas asas e se perfumar, assim seria a mais bela e charmosa da festa.

Queria muito se divertir, com suas penas brilhando pegou a bolsa de plumas colocou na asa, amarrou um laçarote na cabeça, olhou-se no espelho das águas do lago, admirou-se. Estava mesmo linda. Deu uma última olhada e saiu.

Voava baixinho quando encontrou dona pardoca desanimada num galho.

- Que fazes ai amiga, Não vai a grande festa da floresta?

- Não posso, estou terminando de construir a minha casinha e logo terei meus filhotes.

A andorinha se despediu oferecendo-se para ajudar no dia seguinte, assim a casa seria construída mais rápida, mas hoje é festa e todos estarão por lá do bichinho que rasteja os que voam e até os que vivem pulando.

A pardoca pensou, pensou, mesmo que queira ir não tenho nada para me enfeitar. Não posso ir a uma festa assim tão sem graça.

A andorinha retirou da bolsa uma flor e com cuidado prendeu na cabeça da pardoca que se sentindo radiante seguiu feliz.

Estava muito quente sede secando os bicos, então resolveram pousar no lago para beber água.

Lá estava a pobre da joaninha bem tristinha, ao ver as duas enfeitadas foi perguntar cheia de curiosidade.

- Onde estão indo assim tão formosas?

- Vamos a uma festa no jardim da floresta. Você não foi convidada? Perguntou a pardoca.

- Sim o vento passou por aqui distribuindo os convites, mas não posso ir, não me preparei para esse grande dia. Disse a joaninha bem triste.

- Mas não pode perder, você já está linda no seu vestido de bolinhas, basta esse leque e ficará radiante. Disse a andorinha entregando-lhe o seu leque.

A joaninha empinou as asinhas e seguiu com as duas, dessa vez por ser tão pequena pegou carona nas costas da pardoca.

Ao chegarem ao jardim a festa já estava animada, as cigarras cantarolando, a chuvinha toda contente fazia ploc, ploc, ploc.

Num canto estava dona lagartixa numa tristeza que dava dó. A andorinha foi saber o motivo. A lagartixa foi logo dizendo que estava muito feia nessa sua roupa cascuda, prefiro ficar num canto escondida, assim vejo todos bem elegantes.

- Ora! Mas isso não é motivo, tenho aqui um lindo lenço vermelho amarramos em sua cintura e estará linda e radiante para bailar.

A lagartixa se animou, arrancou uma flor prendeu na calda e foi encontrar as suas amigas causando inveja por onde passava com toda a sua elegância.

Assim todos se divertiram e como todo espetáculo tem um fim, a festa terminou com o raiar doa dia.

Autoria- Irá Rodrigues

http://iraazevedo.blogspot.com/

irá rodrigues
Enviado por irá rodrigues em 19/01/2021
Código do texto: T7163287
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.