A Tartaruga Yan

Yan era uma tartaruga. Nasceu na areia do Rio Piracicaba. Saiu da casca e começou a caminhada. Olhou para o lado e não entendeu nada.

Comeu o lodo perto de um tronco. Bebeu a gotinha em cima da folha. Seguiu um caminho debaixo do arbusto. Rastejava procurando um lugar úmido.

Achou uns troncos de árvores cortadas. Eram largas, compridas e bem espaçosas. Não eram de mata reflorestada. E a seiva delas soltava uma gosma.

Escondendo do Sol entrou por debaixo do tronco. Estava bem úmido e aconchegante. A noite chegou e Yan dormiu. Pois havia caminhado o bastante.

Quando o dia raiou Yan já estava acordada. Contente por encontrar um lar. Tinha sombra e umidade a vontade. E estava longe do barulho da cidade.

Dias depois Yan acordou com barulho forte de um trator. Que chegou com uma pá pra coletar a casa onde Yan foi morar.

Yan assustada olhando pra cima. Viu sua casa indo embora. Escondeu-se em seu casco que parecia uma mochila. Para não olhar para aquela máquina "pega-tora".

O trator tinha um piloto humano. Quando viu Yan parou o trabalho. Foi com cuidado e pegou Yan com carinho. E com um sorriso colocou dentro do carro.

Yan com medo ficou em silêncio. Não queria imaginar o que estava ocorrendo. Pensou algo que explicasse: "Por que este homem está me querendo?"

O homem deixou Yan com um biólogo. Que mantinha a salvo as espécies na Mata Ciliar. Yan foi posta junto com outra tartaruga. Chamava Yin e seria seu par.

Yin e Yan agora eram vizinhas. Conversavam e nadavam no criadouro. Protegidas da intervenção humana. Pois ainda havia gente com coração de ouro!

PS:

Dedicado ao meu filho Sebastião e ao meu amigo biólogo Dalbert Benjamin.

Glaussim
Enviado por Glaussim em 12/01/2021
Reeditado em 12/01/2021
Código do texto: T7157777
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.