A menina do leite

Era uma vez uma menina que todos os dias saía pelas ruas da sua cidade com um vaso na cabeça cheio de leite para vender. Por onde passava era só alegria. Cumprimentava adultos, crianças e até mesmo os animais.
 
Para o galo dizia: - Bom dia, seu cocoricó!
Para o gatinho de rua dizia: - Bom dia, seu miauuuu!
Para o cachorrinho vira-lata dizia: - Bom dia, seu auau!
 
Quando terminava o dia a menina guardava o dinheiro do leite vendido no seu mealheiro. Ficava feliz ao balançá-lo e ouvir o barulho das pratinhas. Já tinha algum dinheiro. Mas o que faria com aquele dinheiro? A menina não sabia. Amanhã pensaria naquilo. E foi dormir.
 
Naquela noite, a menina sonhou com uma linda chácara cheia de animais. Que sonho lindo! Para ela que morava numa casinha de papelão, no alto do morro, ter uma chácara seria uma maravilha! Quando acordou a menina disse para si mesma:
 
- Eu posso comprar uma chácara! Basta eu vender muito leite e juntar todo o meu dinheiro!
 
E a menina ficou pensando em como poderia ir crescendo a sua chácara. Compraria cem ovos. Quando nascessem os cem pintinhos elas os trocaria por um porquinho. Criaria o porquinho com cuidado. Quando o porquinho estivesse bem gordinho o trocaria por uma vaca. Quando a vaca desse cria do seu bezerro venderia a vaca. De tanto trocar uma coisa por outra a menina ficou experiente em fazer negócios. Conseguiu povoar sua chácara imaginária com muitos bichos.
 
Todos os fins de tarde quando chegava em casa a menina do leite já não contava mais somente as moedas, mas fica contando nos seus sonhos quantos carneirinhos já tinha, quantos patos já tinha, quantas galinhas já tinha, quantas vacas já tinha e todos os outros bichos que vinham na sua imaginação.
 
No outro dia, lá se ia a menina pelas ruas da cidade vendendo seu leite. Certa manhã, saltitava de alegria por saber que faltava pouco para realizar o seu sonho, pois os ovos já tinha comprado e os pintinhos já haviam nascido. Até pensou em trocá-los logo por um porco que estava à venda na feira. Porém, preferiu esperar mais um pouco.
 
A menina descia ladeira abaixo com o vaso na cabeça gritando pra todos os lados:
 
- Olha o leite! Olha o leite! Quem quer comprar leite?
 
De repente, uma rua cheia de lodo, a menina começa a escorregar aqui e acolá... se segurando como pode com os pés firmes no chão. Quando viu levou um tombo daqueles. Postada no chão a menina olhou o seu vaso quebrado e o leite derramado descendo ladeira abaixo. Encheu os olhos de lágrimas. Lá se ia seu sonho. Lá se ia sua chácara com todos os seus bichinhos.
 
Mas sem que esperasse apareceu do nada um anjinho e ajudou-a a levantar-se.  A menina estava tão triste que confundiu o anjo com um menino qualquer.
 
- Junte os cacos do vaso, menininha. Leve-os para casa. Cole um a um com todo o cuidado. Será um grande trabalho, mas você conseguirá.
 
Quando terminou de dizer aquilo o anjinho voou de volta para o céu. Foi quando a menina percebeu que aquele não era um menino comum. Ainda quis chamá-lo, ele já estava além das nuvens.
 
Juntou caquinho por caquinho e levou para casa, fazendo o que o anjo ordenou. Passou a noite colando os caquinhos. Quando o dia amanheceu, o vaso estava refeito. Um vaso até mais bonito do que o outro! A menina encheu o vaso de leite e saiu pelas ruas da cidade, gritando:
 
- Olha o leite! Olha o leite!
 
A menina pensou assim: as dificuldades sempre existirão, mas nunca desista dos seus sonhos.