PAÇOCA

PAÇOCA

Por: Andrade Jorge

Olá pessoal quero contar pra vocês as proezas do meu amigão Paçoca. Quem é ele? É o meu cachorro, brincalhão como ninguém; Ele não tem raça definida, por isso chamam de vira lata, mas ele não vira lixo não, é muito obediente e anda sempre limpinho. O Paçoca tem pelos curtos de cor amarronzada com manchas brancas, tem uma dessas manchas bem na testa. Ele mora numa casinha de madeira envernizada, muito bonitinha, ao lado da casinha uma vasilha de água fresquinha e um prato de ração que ele mais gosta. Vacina ele toma todas, vermífugo contra vermes. Tem saúde de ferro.

O Paçoca gosta de brincar de achar a bolinha, explico, é que ele tem uma bolinha de borracha vermelha, e adora quando lanço a bolinha em algum canto do quintal, sem que ele veja onde caiu, depois eu falo “Paçoca cadê a bolinha?” É o sinal para a brincadeira começar, ele sai feito um corisco, usando seu faro aguçado, vai cheirando todos os cantos, até encontrar, ai ele pega a bolinha com a boca e coloca no chão bem à minha frente, e fica pulando como se estivesse dizendo: “eu encontrei, eu encontrei” aí fica todo assanhado e quer continuar a brincadeira, se não pego a bolinha e arremesso novamente, não dá sossego. A verdade é que até hoje nunca ficou sem achar a bolinha, às vezes pode demorar um pouco, mas acaba encontrando.

Outra coisa que o Paçoca adora é andar pelo mato, corre atrás de passarinhos que estão no chão, e quando levantam voo o Paçoca começa pular, parece que ele quer voar também. Na mata onde sempre vamos passear tem um pequeno lago, onde os moleques vão nadar no calor, não tem perigo porque não é fundo, mas mesmo assim todo mundo toma muito cuidado. O Paçoca sabe quando estamos indo em direção ao laguinho, porque ele fica todo agitado, late, pula, da cambalhota, se enrosca nas pernas da gente, um verdadeiro cachorro-palhaço. Quando chegamos ao lugar o bicho se atira na água feito um doido, nunca vi coisa igual. Eta cachorro pra gostar de água! Depois de se refrescar bem, sai da água balançando o corpo e jogando a água dos pelos pra todo lado, é melhor sair de perto. O Paçoca é muito engraçado.

Outro dia meu cachorro me encheu de orgulho, fez um ato de heroísmo, foi o seguinte: estávamos passeando pelas ruas do meu bairro, do nada um menino, devia ter uns dois anos, saiu correndo de uma casa atrás de uma bola e foi parar no meio da rua, neste momento vinha um carro em velocidade, certamente iria atropelar o menino, eu não sei se por causa da bola ou do menino, o Paçoca olhou, latiu e saiu em disparada em direção à criança, agarrou-a pelo calção e puxou no exato instante que o carro passou como vento tirando fina dos dois. A bola estourou sob as rodas do carro. Ufa! Ainda bem que foi só a bola. A mãe do menino apareceu desesperada, mas nestas alturas o Paçoca já havia se tornado um herói. No dia seguinte o fato foi noticiado num jornal da cidade, todo mundo ficou sabendo. Agora ta difícil andar pelas ruas com o Paçoca ao lado, é criança, adulto, todos ao vê-lo querem fazer um carinho, fazer um self. Ganha presentes todos os dias, é ossinho fresquinho do açougueiro, banho e tosa da loja do bairro, coleira, shampoo, ração. Ficou famoso!

Num domingo encontramos com o guri que o Paçoca salvou, estava junto com a mãe e o pai passeando no jardim, quando a criança viu o cachorro correu em seu encontro e deu-lhe longos abraços, e o Paçoca retribuía com lambidas na bochecha do petiz. Não demorou muito as outras crianças perceberam que era o Paçoca, ai foi um Deus nos acuda. Duro foi tirá-lo do meio da criançada, ele não queria ir embora e nem as crianças queriam deixar também, o bicho sabe que é famoso, e ta gostando! Antes era o Dono e o Paçoca, agora é o Paçoca e seu Dono. Estrela é estrela! Depois eu conto outras peripécias deste canino super star.

ANDRADE JORGE
Enviado por ANDRADE JORGE em 21/11/2017
Reeditado em 11/01/2018
Código do texto: T6178079
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.