A menina Andante
Ritinha sapeca. Todo dia vai para a escola, com seus dois livros e um lápis sem ponta.
Um sapatto rasgado, mais porém muito amado.
Segue sua jornada da manha até ao meio dia. Retorna para casa numa estrada cheia de barro e sol a pino que cobre sua cabeca e seus longos cabelos pretos.
Nao braveja jamais. Sempre soridente. No meio do caminho encontra seu parceiro de todos os dias: o gatinho mimi. Olá mimi, como esta voce? Tem fome, tem sede? _ Ha, eu também.
Mas...., vamos fazer o seguinte: Hoje la em casa tem arroz e feijäo, mas tem um pouquinho de leite e uma banana velhinha, mas saborosa, que posso te oferecer, ok?
Mimi olha sua camarada e roca seu rabo em uma das pernas de ritinha, como se disesse: Esta ótimo, com este carinho, eu sou feliz.
Chegando em casa ritinha encontra seu pai e sua avo, que moram em uma casa humilde e pequena, mais muito lipa e agradavel.
Olá gente, cheguei!!! _ Coloca seus livros e o lápis sem ponta sobre a mesa e segue para a cozinha , onde prepara a refeicao de mimi.
Pronto mi, aqu esta seu banquete de hoje. Mimi comi muito rápido, labe a boca e seu grande bigode, e segue a estrada. Olha para ritinha e continua sua caminhada.
Mimi, se cuida viu!
_ Como vai minha filha, como foi a escola hoje? (pergunta a avo)
_ Ha! vovo, muito chato, o professor é exigente e severo. Se agente näo faz o trabalho e o dever de casa ele da um carao na frente de todo mundo, eu nao gosto disto.
Meu amor! (responde a a vo) é para o seu bem. Ele esta te dando instruções para a vida. Hum! mais não precisa falar na frente de todos os colegas, não é mesmo?