O Rei Leão e a Floresta Real

DA SÉRIE "CONTOS INACABADOS":

“O Rei Leão e a Floresta Real”

Por entre a densa folhagem, a Raposa observava furtivamente o Rei Leão. Muito mal humorado ele resmunga, como se estivesse pensando em voz alta. Há a poucos metros, mamãe Leona e seu filhote mais novo, Leozinho, apreensivos, se entrelaçavam.

“ - Esse menino está me saindo uma gazela. É muito delicado para o meu gosto. Leões são assertivos, destemidos. Você ainda fica protegendo demais o garoto.”

“ - Ele é apenas um pouco diferente, mais doce que os outros irmãos.” Balbucia a bondosa senhora Leoa.

- Você é a culpada!” Esbraveja o Rei.

- Não grite, você está assustando meu pimpolho.” Leona se atreve a responder, mas fala baixinho, em tom conciliador.

O Rei Leão olha ameaçadoramente para Leona, cenho franzido. Leona instintivamente se encolhe e abaixa a cabeça, lambendo as orelhas de Léo, automaticamente. O gesto irrita ainda mais ao soberbo Rei Leão, que sai pisando duro. Seus olhos soltam chispas e por onde passa os macacos, pacas, cotias e girafas se afastam rapidamente.

O alvoroço acalma o Rei Leão, que intimamente se compraz com o “respeito” demonstrado pelos demais animais. Mesmo assim ele continua caminhando majestoso, altaneiro, peito estufado, queixo erguido, juba ao vento, olhar no horizonte. Mas sua visão periférica registra cada movimento à sua volta, cada pássaro que zingra a mata, cada borboleta que esvoaça.

Nesse momento um chimpanzé se aproxima, correndo, ofegante:

“ – Rei Leão, Rei Leão, caçadores estão dizimando todos os animais da floresta”.

O Rei Leão dá um salto e majestosamente indaga:

“ – Onde? Onde eles estão? Vamos, diga logo, fiel Chimpanzé Guardião!”

Trêmulo e gaguejando, o Guardião aponta na direção oeste:

“ – Estão próximo da Lagoa Dourada, magnífico Rei Leão”.

Resoluto, o Rei Leão sobe agilmente na rocha mais alta e solta seu estrondoso rugido. Imediatamente os pássaros se calam. Um grilo distraído solta seu “pri pri pri” e toma um “pedala Robinho” de seus pais. Paira um silêncio sepulcral sobra a Floresta Real. O Rei Leão ruge novamente e todos os felinos prontamente se apresentam. Em seguida os búfalos, os javalis e os rinocerontes tomam a formação de ataque do Exército Protetor da Floresta Real. Os elefantes fecham a coluna animal, abanando as orelhas e pisoteando o solo furiosamente.

Nesse momento uma nuvem de borboletas multicoloridas paira sobre o Reizão. As raposas “batedoras”, tidas como as mais hábeis e ligeiras, colocam-se ao lado do Comandante Leão, aguardando ordens para saltar à frente, indicando o caminho mais curto para a Lagoa Dourada, local onde os malditos caçadores foram vistos, barbarizando os animais.

O Rei Leão olha para as raposas, balança a cabeça e a juba dourada, e indica com o queixo majestoso a direção oeste. As raposas partem velozmente. O Rei Leão parte à frente do seu Exército e ...

(*) Juares de Marcos Jardim - Santo André - São Paulo.

(© J. M. Jardim - Direitos reservados - Lei Federal 9610/98)

Juares de Marcos Jardim
Enviado por Juares de Marcos Jardim em 26/07/2017
Código do texto: T6065777
Classificação de conteúdo: seguro