O jacaré e o passarinho

Certo dia no pantanal – lugar rico em vegetação e águas e por isso lá se encontram diferentes variedades de animais – em um de seus rios, um jacaré-de-papo-amarelo comia um peixe grande quando um pedaço de carne ficou preso em um de seus dentes.

Nesse momento, um passarinho que cantava alegremente com o bico solto ao vento viu o ocorrido e desceu para olhar.

O jacaré, com uma expressão de incômodo, usava as patas para limpar o dente, mas nada conseguia.

O passarinho pensou em ajudar, pois sabia que jacaré-de-papo-amarelo dormia de boca aberta. Porém aquele réptil estava bem acordado e poderia comê-lo caso fosse auxiliar na limpeza do dente!

E o passarinho teve medo.

Mas o animal continuava na difícil tarefa de limpeza bucal, sem obter êxito!

Então, o passarinho se aproximou devagar e somente com uma bicada retirou o pedaço de carne que se prendera no dente do guloso.

O jacaré-de-papo-amarelo ficou tão feliz que a partir daquele dia, depois das refeições, ele descansava de boca bem aberta para o passarinho poder vir comer os pedacinhos de alimento que ficavam presos entre seus dentes.

E era uma boa troca: o passarinho ganhava o almoço enquanto o jacaré-de-papo-amarelo escovava os dentes!

E nesse equilíbrio natural que vivem os animais do pantanal com suas numerosas espécies...

Teresa Cristina flordecaju
Enviado por Teresa Cristina flordecaju em 27/10/2016
Código do texto: T5805093
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.