UM RATO AZUL

A menina estava admirada, procurava entender.

Seria verdade o que estava vendo?

Um rato azul?

Um azul bem forte, que fosse marrom, branco, cinza ou preto, estaria dentro da normalidade, com a cor dos roedores, era bem diferente dos outros colegas. Nunca vira algo assim, nem mesmos nos livros didáticos na escola.

Era um bichinho bem esperto, mas também bizarro, não queria saber de sobras de queijo, que aliás tinha em abundância, migalhas de vários tipos, espalhados por entre as barracas da feira, gostava mesmo era de picolé, Especialmente os de bananas!

Imagine você, e não era parente de nenhum mico.

Morava perto da sorveteria, o dono sempre deixava alguns para ele, escondidos ao lado da escadaria, as vezes até casquinhas de sorvetes, fazia isso escondido da patroa, ela se zangava a toa, estava sempre estressada, coisa de mulher enjoada!

Certamente não iria entender o combinado que havia entre eles, fazia a sua parte, por sua vez cumpria a risca o tratado não deixando seus colegas perturbarem na venda do bom homem.

Era amigo de gatos, estava sempre “de boa” com os felinos, era comum passearem juntos, mesmo a contragosto dos companheiros.

Porém detestava os cachorros, por vezes desviava o caminho para evitá-los, não queria confusão, mas, aí se um deles por ventura lhe olhasse de cara feia, seria o fim!

O último que se atreveu teve que mudar para a rua de baixo, pois certamente não queria repetir a desventura em um possível reencontro. Ela, enfim descobrira, ser este o motivo que justificasse o respeito dos bichanos tinham por ele.

_Hei menina, acorda!

_Ta chovendo, tem uma goteira!

_Ajuda-me com esse móvel, vai molhar tudo!

Ainda sonolenta atendeu a ordem da irmã mais velha.

Arredou a cômoda para o lado enxuto do quarto, sentiu subitamente algo lhe roçando a perna, sem mesmo olhar para baixo pulou para o lado caindo em cima da cama aos gritos.

_O que foi isso guria?

_Tu estás doida?

Perguntou a outra.

_Foi um rato subindo em mim, tu não vistes?

_Que rato nada sua tonta, foi a colcha da cama que se encostou a você!

_Foi sim! Foi sim!

Insistiu

_Eu vi! Mas não foi o rato azul!

_Só faltava essa, Um rato Azul!

_Bem que falei para não comer muito antes de dormir, dá pesadelos!