“A UNIÃO TRAZ A ESPERANÇA NO REINO DA BICHARADA” PARTE 1

O sapo Cricri era casado com a simpática sapinha Cracralinda e tinha dois filhinhos, o Cricri Junior e o Crecrélindo. Eles moravam numa casinha a beira do riacho, viviam felizes e cercados de amigos. O riacho proporcionava tudo que eles e seus amigos precisavam para viver.

Um dia, Cricri foi acordado por uma grande algazarra vindo da beira do riacho onde os animais estavam reunidos nervosos e completamente assustados.

Ele e sua família também se juntaram à multidão de animais, mas ninguém conseguia dar uma explicação para uma espuma colorida que cobria a água do riacho. A cena era até bonito de se ver, pois parecia um lindo e convidativo tapete colorido.

Os filhotes dos animais ficaram entusiasmados e atraídos pela espuma e antes que os pais pudessem fazer algo, entraram alegres para se divertirem na piscina de água colorida. Eles mergulhavam e passavam a espuma no corpo e rosto e davam grandes gargalhadas.

Os pais preocupados pediam para sair, mas eles só pararam quando viram peixes e outros habitantes do riacho sofrendo e alguns até mortos boiando entre os galhos às margens do riacho.

O sapinho Cricri Junior foi o primeiro que deu o alarme e todos saíram das águas e correram para juntos de seus pais, mas conforme o corpo ia secando começaram a sentir uma indisposição e uma coceira estranha pelo corpo.

Os pais ficaram muito preocupados e resolveram chamar a doutora Coruja que era a sabichona da floresta. Ela examinou-os com muito cuidado, receitou chás para desintoxicar, recomendou repouso e deu uma péssima notícia a todos:

- Infelizmente o nosso riacho está poluído e temos que nos mudar! Se a gente permanecer morreremos como estes pobres peixes e daqui a algum tempo não existirá vida mais por aqui!

A notícia entristeceu a todos e o desespero tomou conta de todos. Para onde iriam? Como eles iriam deixar um lugar onde nasceram seus pais, avós, bisavós e todos os seus amigos?

Inconformados com a situação resolveram montar uma comissão dentre os amigos para averiguar o que teria causado o desastre ecológico. A coruja foi escolhida pela sua sabedoria, a cobra pela facilidade em entrar em qualquer lugar, o camaleão por conseguir se camuflar e finalmente o jacaré pela sua força e coragem.