OS DEDOS

ERA UMA VEZ UM DEDO GORDINHO E BAIXINHO. SEU NOME ERA POLEGAR. MORAVA E ANDAVA SEMPRE SOZINHO POIS NÃO GOSTAVA DE COMPANHIA.

UM DIA, ANDANDO NA RUA, A CHAVE DE SUA CASA CAIU E ELE NÃO CONSEGUIU PEGAR SOZINHO. RESOLVEU ABANDONAR E USAR A CHAVE EXTRA QUE TINHA.

MAIS ADIANTE, ENCONTROU UMA LINDA FLOR, MAS NÃO CONSEGUIU LEVAR PARA SUA CASA. POIS, SOZINHO SEUS MOVIMENTOS ERAM LIMITADOS.

CHATEADO, PERCEBEU QUE ELE PRECISAVA DE AMIGOS, LEVANTOU A CABEÇA E COMEÇOU A PROCURAR EM SUA VOLTA.

AVISTOU A CASA ONDE MORAVAM OUTROS DEDOS. ELES SE CHAMAVAM: INDICADOR, MÉDIO, ANELAR E O MINDINHO. ENTRE ELES REINAVA MUITA ALEGRIA!

CONVERSAVAM, RIAM, BRINCAVAM, EXERCITAVAM E JUNTOS CONSEGUIAM FAZER QUASE TUDO.

SÓ SE ATRAPALHAVAM NA HORA DE DAR UM LAÇO, DE APERTAR OU ABRIR UMA TAMPA, DE CORTAR COM A TESOURA, DE AMASSAR O PÃO E PRINCIPALMENTE NA HORA DE PEGAR E LEVAR UMA FLOR PARA A CASA.

POLEGAR, QUE ANDAVA A PROCURA DE AMIGOS, PAROU NA FRENTE DA CASA E OUVIU AS RISADAS E A CONVERSA ANIMADA. FICOU COM VONTADE DE BATER NA PORTA E PUXAR CONVERSA.

ENCHEU-SE DE CORAGEM E BATEU TIMIDAMENTE NA PORTA. O MINDINHO É QUE VEIO ATENDER E FALOU SORRIDENTE:

- SEJA BEM VINDO! ENTRE E VENHA CONHECER OS MEUS IRMÃOS!

POLEGAR SE SENTIU ACOLHIDO E SE ANIMOU!

ENTROU, CONHECEU OS OUTROS DEDOS E CONTOU COMO SE SENTIA.

INDICADOR, MÉDIO, ANELAR E MINDINHO TAMBÉM CONTARAM AS SUAS DIFICULDADES E RESOLVERAM TENTAR EXECUTAR JUNTOS, AS TAREFAS QUE NÃO CONSEGUIAM FAZER SOZINHOS.

QUANDO SE UNIRAM, PERCEBERAM QUE TUDO SE TORNARA POSSÍVEL.

E A PRIMEIRA COISA QUE FIZERAM UNIDOS, FOI BUSCAR A LINDA FLOR QUE POLEGAR HAVIA ENCONTRADO NA RUA PARA PLANTAREM NO QUINTAL.

COM ESTE GESTO SELARAM UMA BELA AMIZADE QUE NASCEU ENTRE ELES.