Sara tinha um sonho

Sara uma menina descendente de quilombola era uma garotinha linda de 10 anos seus olhos eram sua marca, tão brilhantes e expressivos. Ela era doce e sonhadora, gostava de histórias que a vó contava sobre seus antepassados. Dona Tereza sua vó não sabia muito, mais como a menina era curiosa perguntava e perguntava a vó lhe contava algumas histórias que sua mãe e avó lhe contavam, quando era criança. Elas contavam que seus antepassados eram escravos e que tinham um sonho, sonhavam em voltar a ser livres, por isso por isso fugiram para o local em que elas moram hoje. Às vezes dona Tereza dava uma fantasiada, nas histórias contadas a Sara, só para ver a menina feliz. Sara com seus olhinhos brilhantes olhava para a vó atenta, ela sempre queria saber mais, perguntava para a vó porque nossos antepassados eram escravos, e porque eram tão maltratados, a menininha era tão inocente e não entendia as maldades do mundo. Dona Tereza as vezes ficava sem palavras para as perguntas da menina.

Sara estudava em outra cidade, pois na sua já não tinha mais a serie que ela estava. Um dia a menina chegou triste em sua casa e a vó percebendo foi logo querendo saber o que havia ocorrido com a netinha. Sara contou que uma criança contou que não podia brincar com ela, pois ela era de cor diferente. A menina não entendia porque sua cor podia ser tão ruim, assim, a ponto de alguém não querer brincar com ela, porque as pessoas não podiam olhar somente o coração os bons sentimentos que temos guardados dentro dele, e não a cor da pele.

Dona Tereza ficou pensando que nos dias de hoje a neta já não deva passar por isso, mas deixou os pensamentos para lá e foi abraça a neta dizendo: nossa cor foi Jesus quem deu um dia vão reconhecer. Perguntou se Sara lembrava-se da história da princesa Perola, que ela já havia contatado a algum tempo, a menina já um pouco mais animada disse: sim vovó mas conta outra vez. Então dona Tereza contou que a princesa Perola era de um reino distante na África, Perola era linda e todos a amavam no reino. Um dia seus reino foi invadido por piratas que chegaram e roubaram todas as mulheres do reino e levara para um pais bem distante do seu, longe de todos que elas amava. Neste nesse país perola virou prisioneira, e tinha que trabalha como escrava, mas perola nunca se conformou de ter se tornado escrava e sempre fazia planos com outras mulheres de fugir para um lugar bem longe dali, onde podiam ser livres outra vez. Certa vez perola conheceu um escravo que já tinha fugido uma vez sabia o caminhão para longe dali, então combinaram com os outros que tentariam fugir. Chegou o dia marcado e muitos desistiram, mais perola não, pois ela tinha um sonho, e foi em frente fugiu para bem longe. E não foi capturada, pois foi muito esperta, ela chegou em um lugar onde viu muitas árvores e um rio, decidiu que ali ia morra. Perola foi uma grande mulher que teve muita coragem. Sara já conhecia a história, mas gostava de ouvir a vó contar e no final da história Sara já nem estava, mas triste e falou: sabe vovó eu tenho um sonho de ser corajosa assim, como Perola e de que um dia as pessoas terão uma só cor. A vó sorriu com a inocência da neta e abraçou a menina dizendo você será muito feliz Sara.

O sonho de Sara onde todos terão a mesma cor será possível um dia, quando todos perceberem que o que importa é o que somos por dentro e por dentro somos todos da mesma cor, somos iguais. Por fora existem as diferenças que devem ser respeitadas. E no final o que realmente importa e o que de bom trazemos no coração.

Taiana Carvalho Paiva
Enviado por Taiana Carvalho Paiva em 13/05/2016
Reeditado em 16/10/2018
Código do texto: T5634588
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.