Eram assim os meninos músicos...
Os três meninos se conheceram desde bem pequenos. O mais velho tinha mania de dizer que iria ser músico e vivia assobiando pelos corredores da escola. Com um assobio baixo, passava o horário da aula numa alegria nos olhos que não se acabava mais. Na escola todos sabiam que o nome dele era José, porém, os alunos o chamavam de Fiu-fiu.
Fiu-fiu tinha um primo que estudava como ele na sala de aula do 2º ano, isso desde o jardim da infância. O nome do primo era Gil. E Gil sabia cantar muito bem. Foi por isso que quando a professora do ABC fizera um sarau de música infantil ele fora o campeão. E Gil passara a ser chamado de ABC.
E o terceiro menino, de nome Edu, não escondia de ninguém que ainda não sabia tocar nenhum instrumento musical, mas que tinha uma paixão por guitarra. E logo, chegaria o dia de seu aniversário e, assim, teria como presente do pai uma guitarra – era uma promessa!
E os três ganharam no Dia das Crianças presentes musicais.
Fiu-fiu ganhou um trompete, pequeno, de um plástico colorido. O som era maravilhoso, muito delicado como um assobio de criança feliz.
Fiu-fiu, muito animado com o presente, tocava seu trompete – fiuuuuu!
Os meninos na escola ficaram muito animados com um trompetista tão jovem. Depois, tinham as brincadeiras de cantigas na hora do recreio e todos gostavam de se reunir com os amigos músicos.
Mas a professora resolveu que era o momento de apresentar seus alunos músicos para a cidade. Então, organizou um festival!
Com essa notícia, os meninos se reuniram para ensaiar.
Em dias de aula, o ensaio ficava para a noite. E, assim, os ensaios eram comuns na casa de Fiu-fiu. Edu ensaiava na guitarra... Trá-lá-lá! O som do trompete e da guitarra combinavam com o canto do menino de apelido ABC e as lindas melodias infantis que ele conhecia.
Mas Fiu-fiu tinha em casa gatos e cachorros.
Ora, que o gato de Fiu-fiu também gostava. E era gato miando alto: MIAU! Que o cachorro latia de lado: Au-au!
Tudo à volta dos meninos eram música e ensaios, que de tanto ensaiar os meninos quase se esqueceram dos deveres de casa. felizmente, a professora conversou com os meninos para ensaiarem após fazerem as tarefas escolares. E foi tudo resolvido.
Quando chegou o dia do festival, havia uma novidade - ABC era o vocalista, e tocava também um pandeiro.
Fiu-fiu tocava o trompete e Edu ficava na guitarra.
E o festival começou.
O trompete iniciou: Fiuuuu!
Edu pegou a guitarra e tocou: frim-frim!
E o pandeiro – pampam – animava no batuque!
ABC fez o vocal:
“Era uma casa muito engraçada...”.
Naquele dia, os três meninos foram muito aplaudidos e decidiram que seriam músicos quando crescessem...
E a escola fez festa com toda a alegria dos meninos...