O MENINO E O JABUTI

UM MENINO FOI COM SEUS PAIS CONHECER A NOVA ESCOLA. QUANTA NOVIDADE E EMOÇÃO! LÁ HAVIA UMA FAZENDINHA, ONDE VIVIAM ALGUNS ANIMAIS PEQUENOS; ENTRE ELES, UM JABUTI MUITO CALMO E BONITO HABITAVA UM CERCADO BEM LEGAL: UM VERDADEIRO CONVITE À AVENTURA DE ENTRAR E BRINCAR UM POUCO COM O MORADOR ILUSTRE.

O MENINO, VENDO AQUELA CALMA TODA, PERGUNTOU: - AMIGO JABUTI, VOCÊ TEM MEDO DE FICAR AQUI?

E O JABUTI RESPONDEU: - CLARO QUE SIM! TENHO MUITOS MEDOS: DE FICAR SOZINHO, DE LOBO, DE ESTRANHOS... TODOS OS MEDOS QUE O MENINO TAMBÉM SENTIA.

O MENINO LOGO FALOU:- EU TAMBÉM TENHO ESSES MEDOS!

O JABUTI, MUITO SÁBIO, ESCLARECEU: - MAS EU SOU MUITO BEM CUIDADO E PROTEGIDO, LEVO MINHA VIDA NUMA BOA E TENHO MEUS AMIGUINHOS QUE VÊM SEMPRE ME VISITAR. SAIBA QUE O MEDO NÃO É TÃO RUIM, POIS VEM ACOMPANHADO POR ALGO MUITO IMPORTANTE, A PRUDÊNCIA. LEMBRE-SE DE ENFRENTAR SEUS MEDOS COM DETERMINAÇÃO E TERÁ MUITAS CONQUISTAS.

A PARTIR DAQUELE DIA, O MENINO FICOU MAIS CORAJOSO. QUANDO TINHA ALGUM MEDO, LEMBRAVA-SE DO JABUTI, DA PRUDÊNCIA, DA DETERMINAÇÃO E TUDO FICAVA MELHOR. ELES SE ENCONTRAVAM COM FREQUÊNCIA E CONVERSAVAM MUITO, SOBRE TUDO.

TODO ANO ERA A MESMA COISA: CHEGAVA DEZEMBRO E A ESCOLA FICAVA VAZIA, BEM CALMA. EM FEVEREIRO, AS FAMÍLIAS VOLTAVAM E, COM ELAS, AS CRIANÇAS, A ALEGRIA E O MENINO AMIGO! ASSIM, O JABUTI TINHA ENCONTRADO UM COMPANHEIRO QUE NUNCA O ESQUECIA.

A AMIZADE FOI CRESCENDO E O MENINO TAMBÉM, TORNANDO-SE UM GAROTÃO FORTE E BONITO. FOI ASSIM QUE O DIA DE MUDAR DE ESCOLA SE APROXIMOU, ATÉ QUE CHEGOU O MOMENTO DE SE DESPEDIR DO BOM E VELHO AMIGO.

O MENINO DISSE:- MEU AMIGO JABUTI, AGORA EU TENHO DE IR. VOU PARA A NOVA ESCOLA, NOVOS AMIGOS, NOVAS PROFESSORAS E MUITO PARA APRENDER. MAS SAIBA QUE NUNCA VOU DEIXAR DE VIR AQUI. NOSSA AMIZADE É PARA SEMPRE!

O AMIGO, COM CARA DE BOA SORTE, RESPONDEU: VÁ COM DEUS, AMIGUINHO, QUE A BOA MÃE SEMPRE O PROTEJA! ESTAREI AQUI ESPERANDO SUAS VISITAS.

FEVEREIRO CHEGOU! AS FAMÍLIAS E A ALEGRIA VOLTARAM À ESCOLA, MAS O MENINO NÃO. DESSA VEZ, ELE NÃO VEIO DAR BOM DIA. PASSARAM-SE DIAS, SEMANAS, MESES, ANOS E NADA DO MENINO VOLTAR. FORAM MUITAS NOVIDADES, NOVOS AMIGOS, COISAS PARA APRENDER E ELE ACABOU NÃO VISITANDO MAIS O JABUTI.

APÓS MUITOS ANOS, O MENINO VIROU UM BOM HOMEM E TEVE UM FILHO, QUE FOI PARA A MESMA ESCOLA EM QUE SEU PAI ESTUDOU.

NO PRIMEIRO DIA, O PAI DECIDIU MOSTRAR AO FILHO A LINDA FAZENDINHA. MAS O QUE ELE NÃO SABIA É QUE OS JABUTIS VIVEM BASTANTE E, NA ESCOLA, SEU VELHO AMIGO SEMPRE FOI MUITO BEM CUIDADO.

QUANTA SURPRESA! O PAI LOGO O RECONHECEU E FALOU: NÃO ACREDITO, É VOCÊ?!

- SIM, SOU EU, RESPONDEU O JABUTI. ESTAVA TE ESPERANDO! COMO VOCÊ CRESCEU, FICOU BONITO E QUE FILHO LINDO!

O PAI, MEIO SEM JEITO, ARGUMENTOU: DESCULPE O ATRASO, A VIDA É CORRIDA, ENTENDE?

O JABUTI, COMO SEMPRE MUITO SÁBIO, O TRANQUILIZOU: - NÃO TEM PROBLEMA, EU SEMPRE ESTIVE AQUI! MUITOS VÊM, MUITOS VÃO E APENAS ALGUNS VOLTAM. VOCÊ, MEU AMIGO, EU SEMPRE SOUBE QUE VOLTARIA! SE NÃO TINHA VOLTADO AINDA, ERA PORQUE ESTAVA BEM. ESTOU MUITO FELIZ! SEJA BEM-VINDO!

O FILHO, QUE ERA TÍMIDO, VENDO AQUELA CONVERSA ENTRE AMIGOS, TOMOU CORAJEM E PERGUNTOU: - AMIGO JABUTI, VOCÊ TEM MEDO DE FICAR AQUI?