O Jacarezinho que se perdeu na mata

Há muito tempo quando o sol era apenas uma pequena estrela e a floresta vivia com suas árvores fechadas, um pequeno jacaré se perdeu na mata quando sua mãe saiu do rio para passear um pouco com a família.

Era uma tarde de nuvens escuras e de vento frio e o pequeno animal se sentiu ameaçado com todos os sons da mata.

Grum – faziam os leões.

Braum – braum – ouvia-se por entre as folhas rasteiras.

Não sendo muito ágil para andar em terra firme, o pobre réptil chamou sua mãe. Porém, chorou e chorou e não obteve resposta. Assim, a noite chegou.

As horas eram sombrias e cheias de barulhos.

Macacos pulavam nos galhos – Uh-uh!

As corujas piavam – Piuuu-piuuu!

Os leopardos graniam – Grunh-grunh!

E os pássaros voavam assustados sem conseguir dormir – Vrummmm!

Não sendo um jacaré selvagem, ele não conseguiu caçar animais para comer. Também tão era pequeno ainda! Como podia pegar um caranguejo na beira do rio?

E para que lado mesmo ficava o rio? Ele se perguntou.

Houve notícias de que o infeliz jacarezinho sentiu frio até na couraça.

Um tatu, que dormia dentro de um buraco e que era justamente no meio da mata, contou para os coelhos, que contaram para os marrecos da mudança de temperatura durante a noite. Até gelo caiu do céu!

Os marrecos, muito preocupados, com a vida do jacarezinho, resolveram chamar a sereia do rio. Era uma jovem mulher de longos cabelos negros, e que vivia dentro das águas com a missão de proteger os animais aquáticos.

A Sereia do Rio disse que durante a noite a mamãe jacaré tinha chorado e pedido para que todos os deuses das águas ajudassem seu filhinho. Mas que a noite tinha sido muito escura e, apenas puderam esperar para que, ao raiar do dia, tivessem notícias do animalzinho.

E como as sereias não saem para a terra, pois podem morrer com a falta de água nas escamas, a mãe do jacarezinho foi guiada pelos marrecos até o local em que o filho se encontrava.

Foi um encontro maravilhoso! Toda a floresta se alegrou e cantou.

E hoje em dia, quando são horas de sol, e que o jacarezinho quer se esquentar às margens do rio com seus irmãos, ele tem todo o cuidado de ficar bem perto da mamãe jacaré!

O jacarezinho do rio aprendeu a lição – filhotes precisam da proteção da mãe.

Teresa Cristina flordecaju
Enviado por Teresa Cristina flordecaju em 18/08/2015
Reeditado em 23/10/2015
Código do texto: T5350356
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.