COITADO DO CALNGO....

Havia naquele dia um grande baile para o qual todos os animais foram convidados.

Era uma só animação, menos lagartixa muito vaidosa se achando feia com sua pele cascuda não iria comparecer a tão falada festa, e ficou lagarteando

Impaciente sobre as rochas muito triste e cabisbaixa.

Quando já pensava em ir dormir, de repente sai do meio dos arbustos um galanteador lagarto todo intencionado, sua pele de um tom verde azulado era o traje mais elegante da noite, ele se aproximou cabeça erguida, cauda empinada.

Ao perceber a tristeza da lagartixa quis logo saber o que se passava:

- Estamos quase na hora do grande baile e você assim toda desanimada.

- Acho que eu não vou olhando você assim todo iluminado com sua pele vistosa, como posso bailar nesses trajes- disse a lagartixa com voz de choro.

- Não pode ficar aqui sozinha quando todos estarão lá se banqueteando, se desejar nós te empresto a minha pele assim ficará mais encantadora e será a minha acompanhante no baile- disse o lagarto todo animado.

- Não teria coragem de trocar de pele só para me agradar? Afinal a minha é feia e sem cor...

- Farei sim, eu fico com a sua pele cinza coloco uma gravata vermelha e você coloca a minha verde reluzente, será a mais linda da festa e causará inveja todas as lagartixas do baile, mas assim que acabar o baile desfazemos troca e cada um vai seguir sua vida com sua pele...

A lagartixa ficou logo empolgada, iria ser a bela e logo correram para uma fenda nas rochas e saíram de peles trocadas.

A roupa verde ficou enorme na lagartixa sem dar muita importância ela colocou um laçarote na cintura e entrou no baile radiante atraindo todos os olhares.

Já o pobre do lagarto ficou atrapalhado a pele era pequena, ficou todo encolhido na roupa, e saiu mancando o coitado nem conseguia se mexer com medo que ela se rompesse e ele ficasse pelado no meio do salão.

Resolveu então num canto ficar encolhido e o baile só de longe ele podia apreciar, bailar seria impossível, só vi a ingrata da lagartixa circulando pelo salão, bailando com todos, era a cara da felicidade, havia se esquecido dele.

E assim a noite se foi o pior tormento para o lagarto que foi ser gentil se deu mal. Assim que a festa terminou a bicharada começava a sair, o lagarto envergonhado no seu traje minúsculo correu para a saída e ficou esperando a lagartixa como foi combinado mudariam de pele assim que o baile chegasse ao fim.

Ela não apareceu, a noite passou, o dia acordou, o sol raiou, o lagarto ali parado pensou:

- O que teria acontecido para ela ter desaparecido? Mas logo ela aparecia, pensando que ela não o encontrou e foi embora sozinha, e assim ele se foi na certeza que ao chegar a casa ela estaria a sua espera.

E passou mais um dia, mais uma noite, nas redondezas ela não estava o lagarto perdia o animo, ele ficava dias e dias esperando a sua pele de volta.

Só lhe restava subir no lajedo e ficar balançando a cabeça para cima e para baixo, andava apenas para se alimentar envergonhado voltava correndo para sua fenda embaixo do rochedo e ali ficava imaginando o quanto foi bobo para ser trapaceado por aquela exibida.

Passavam dias, chovia, ventava fazia sol, a vida perdia seu encanto.

O lagarto não se divertia, não falava com mais ninguém, era só colocar a cabeça de fora do buraco e começava a gozação:

- Lá vem o calango encolhido. E assim continuava a vida triste e desanimada do pobre e bondoso lagarto...

irá rodrigues
Enviado por irá rodrigues em 15/01/2015
Código do texto: T5103092
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.