Corcovas e dromedários

A empatia não tem explicação, nada justifica ou fundamenta os valores entre pessoas, ou animais, que, por natureza, seriam diametralmente opostos. Encontram-se, identificam-se, descobrem os pontos em comum, e convivem de forma absolutamente agradável.

Um camelo deparou-se com uma formiga, de forma casual, imprevista, mas simpática, à sombra de um oásis, em berço de água, com temperatura inversa a aquela que o sol despejava sobre o deserto.

Sem apresentações formais, ele passou a chama-la de Ant, o que ela não entendeu nada, e imaginou que fosse a abreviatura de um tratamento amável, a dúvida se manteve, e ela passou a chama-lo de Cordilheira, por corcovas óbvias. Dali a um passeio pelo deserto foi um pulo, ou melhor, diversos pulos, pois a Ant se divertia pulando de uma corcova à outra, divertindo-se e se exercitando.

Fatigante era o fim da sessão, quando ela caminhava, por uma ´serie de relevos, dois, de um extremo a outro, do seu amigo camelo, o desgaste deixava Ant exausta, e se descobriu cansada daquela empreitada, que antes chamava de diversão, ou de ação entre dois amigos.

Quando o Cordilheira a apresentou a um dromedário, primo recém chegado da Austrália, Ant se encantou com uma única bossa do forasteiro, da mesma família do Cordilheira, com os mesmos traços simpáticos, e com uma só corcova.

A infiel, e injusta, Ant literalmente deu as costas ao Cordilheira, e passou para as costas, ou dorso, do Morro Agudo, onde brincaria sem nenhuma bossa, de forma paradoxal, em uma só bossa; fez dali o ponto de partida, quando deveria transpor apenas um monte, que diferenciava o Morro Agudo do antigo amigo dela, o Cordilheira.

Ali ela subia, escorregava, voltava a subir, e de novo escorregava, até que era dada a hora de voltar pambém a cansou e mudou-se para o dorso de um gnu, ranzinza, calado, porém sem corcovas, sem aclives a serem transpostos, mas que, em regime de simbiose, inteirava-se com o anu, ave que se alimentava de formigas às costas do gnu.

Aclives e declives são os percalços naturais do percusos e dos relacionamentos, a linha reta é a menor distância entre dois pontos, até mesmo entre o início e o fim.

Camelos, dromedários, aclives, gnus e simbiose...

Roberto Chaim
Enviado por Roberto Chaim em 09/12/2014
Reeditado em 11/12/2014
Código do texto: T5063612
Classificação de conteúdo: seguro