Um conto de menino

Um som de passarinhos corria pela manhã... bem-te-vi... criiiii... e no alto da porteira o menino olhando o galo de esporões curvados caminhando no terreiro, barbicha empinada, cercando uma minhoca no terreno úmido da chuva do outro dia, e pôs a gritar:

_ Pai, o galo velho quer comer uma minhoca! Vem vê!...

A voz, grossa e firme, mas com um tom de carinho:

_ Não posso agora, filho...

Sentado num dos troncos de carnaúba de que era feita a porteira, o menino esperou o galo ciscar um pouco o chão e se pôs de pé, sorrateiramente, no tronco grosso da porteira...

_ Bruum! _ gritou.

O resultado foi um salto extraordinário do galo! O instinto da ave fez com que ela saltasse para trás numa rapidez enorme que quando os esporões tocaram o chão, embora úmido, espalhou-se uma areia suja que chegou até os olhos do menino.

_ Cocorocó! _ cantou bem alto o galo para lembrar quem mandava no território.

_ Assim você aprende a respeitar os animais! _ disse o pai chegando até a porta da frente da casa e soltando uma gargalhada. Depois foi até o filho e brincou-lhe com os cabelos para dar um até logo antes de ir ao trabalho.

Mas já estava outra vez o menino olhando o galo... que, para poder insistir no controle do lugar fez expressão de quem quer afastar um possível desafiante... E cantou bem alto agitando a crista vermelha no alto na cabeça.

Um dia, pensou o menino, esse galo ainda vai ser meu! E acrescentou entusiasmado antes de correr para dentro de casa:

_ Cocorocó para você também, galo.

Teresa Cristina flordecaju
Enviado por Teresa Cristina flordecaju em 14/09/2014
Código do texto: T4961758
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.