MAMÃE URSA E SEUS FILHOTES

Após um longo período de hibernação, mamãe ursa sai da toca com seus dois filhotes recém-nascidos. Ela precisa buscar alimentos para se nutrir e assim amamentar suas crias e, enquanto sai à procura de comida, deixa os ursinhos num lugar seguro protegidos do frio, de predadores e da neve que encobre as montanhas quase que totalmente.

Devido as escassez de caça, ela é obrigada a caminhar por muito tempo nas montanhas geladas em busca de alimentos para suprir suas necessidades. Enquanto isso, seus filhotinhos dormem tranquilamente onde sua mãe os deixou. Mas de repente, devido às mudanças climáticas, uma parte da geleira se desprende e a avalanche leva os filhotes mar adentro.

O enorme bloco de gelo foi flutuando e levando os filhotinhos da ursa que acordaram assustados e começaram a caminhar ao leu sem encontrar a mamãe. Nesse tempo a ursa voltou depois de ter encontrado com muita dificuldade o alimento necessário para saciar sua fome, e quando foi procurar seus filhotes não os encontrou. Desesperada começou a chamá-los e não obteve resposta, então saiu à procura deles. Caminhou por entre as montanhas geladas e nada dos ursinhos, nadou entre os vários blocos de gelo que se desprendiam cada vez mais e nada de encontrar seus filhotes!

Depois de muitas horas de procura, ouviu os gritinhos de seus filhotes que vinham de um lugar muito longe, mas seus ouvidos aguçados logo descobriram a direção de onde vinha o apelo desesperado!

Vinha de um grande bloco de gelo que flutuava no mar, e distanciava-se cada vez mais do local onde ela se encontrava, e o temor de perder seus filhotes tomou conta da mamãe ursa. Ela se jogou nas águas profundas e foi nadando em direção ao chamado que seus ouvidos captavam. Nadou, nadou, e já quase sem forças se aproximava dos filhotes, mas o bloco de gelo continuava também a sua trajetória e ficava cada vez mais difícil a aproximação da ursa para salvá-los. Num esforço desesperado, ela nadou com mais rapidez e conseguiu chegar até os ursinhos. Colocou-os no seu dorso e imediatamente os trouxe de volta para a montanha, onde procurou um local seguro para alimentá-los e protegê-los dos predadores.

Mas o perigo maior, esse, ela infelizmente não poderia livrá-los. Enquanto o mais perigoso predador que é o ser humano, não se conscientizar dos males que tem feito, com a devastação das matas e poluição do meio ambiente, gerando com isso o aquecimento global, onde os polos da terra já estão sentindo as consequências com o degelo e a ameaça de muitas ilhas e cidades litorâneas desaparecer pelo aumento do nível do mar, o nosso planeta terra está vivendo uma situação de perigo constante para toda a humanidade!

A esperança em deter essa catástrofe e recuperar pelo menos uma parte do que se perdeu, são as nossas crianças e jovens que começam a ter mais consciência dos enormes danos que causamos ao meio ambiente!

There Válio -18-01-2.008