O REI BICO DE PAPAGAIO

Há muito tempo atrás, num reino muito distante, vivia um rei muito bom que tinha uma filha muito linda. Mas apesar dela ser tão linda, não havia se casado ainda e princesas se casam cedo.

Muitos reis e príncipes já haviam se candidatado para casar com a princesa, mas ela não se interessava por nenhum deles e ainda por cima, colocava-lhes apelidos horrorosos, acentuando-lhes os defeitos.

Não foram poucos os reis que foram embora chateados com a maldade da princesa.

Seu pai cansado de tantas artes, resolveu fazer mais um baile para tentar achar um genro a altura da princesa. Vieram muitos outros príncipes aos quais a princesa abusava. Quando o pretendente era magro, era “pau de virar tripas”, quando era baixo e gordo “parece uma rã”, se fosse muito corado, parece um “galo brigão”, um pouco encurvado “empenou como madeira verde ao fogo”.Mas houve um que ela caçoou mais. Este tinha um queixo recurvado e ela o chamou de “Rei Bico de Papagaio” as gargalhadas. O pobre rei desde então recebeu esta alcunha e não conseguiu se livrar dela. Todos na corte o chamavam de Rei Bico de Papagaio.

Seu pai, ficou tão aborrecido que disse que o primeiro mendigo que cruzasse a porta do palácio se casaria com a princesa. Ela riu muito porque não acreditava que seu pai fosse fazer realmente isso.

Dias depois, alegremente tocava na frente da porta do palácio um músico ambulante. A alegria era contagiante. Assim o rei o convidou a tocar dentro do palácio. Mal calçado e malvestido, acompanhado de um cãozinho. Cantou na presença do rei e da princesa e ao terminar pediu que lhe dessem alguma coisa.

Então o rei disse:

_ Agradou-me tanto a canção que lhe dou a minha filha como esposa. A princesa considerou a proposta uma piada do pai e desatou a rir.

O rei insistiu e desta vez foi tão categórico que a princesa sentiu um calafrio de medo. E o seu pai disse:

_ Jurei dar-lhe como marido o primeiro mendigo que aparecesse.

A princesa tentou protestar mas logo o rei mandou que se celebrasse o casamento. Finda a cerimonia exclamou:

_Não desejo mais a sua presença no palácio por isso acompanhe seu marido. O Músico saiu levando a mulher que chorava copiosamente. Andaram bastante até que encontraram uma floresta e ela perguntou:

– De quem é esta floresta?

– É do rei bico de papagaio.

Passaram por campos de trigo lindos e novamente ela perguntou ao marido?

– De quem é este campo?

– É do rei Bico de Papagaio.

E a mulher chorou dizendo:

– Que desgraçada sou! Porque não me casei com ele?

- Já estou farto de ouvi-la lamuriar-se, sou seu marido e não quero ouvir novas queixas.- Disse o mendigo.

Finalmente passaram em frente de um casebre muito pobre e ela exclamou:

- Que cabana horrível! A quem pode pertencer tão mesquinho casebre?

Sem parecer ligar para a exclamação da mulher ele abriu a porta e foi logo entrando.

- Este casebre é a nossa casa é aqui que vamos morar.

- E os criados? - tornou a princesa.

Criados! É coisa que não tenho. Será você. Também será você quem fará tudo.Vá acender o fogo para me arranjar o que comer. Estou com fome!

A moça ignorava completamente qualquer coisa a respeito da arte da culinária. Por isso o marido foi obrigado a fazer ele mesmo algo para comer. Terminado este simples jantar se deitaram. Ao amanhecer o marido a obrigou a se levantar para arrumar a casa. Assim viveram alguns dias, pobremente, até que acabaram os mantimentos. Então o marido disse:

- É preciso ganharmos a vida de algum modo. Você vai fazer cestos. Ele mesmo providenciou o vime. Mas o vime era muito duro e logo os dedos delicados da moça sangraram.

_ Vejo que não dará conta do recado. É melhor fiar. - Mas logo os fusos lhe feriram os dedos.

Pelo visto você não me servirá de nada. Estou malservido! - exclamou o marido_Mas vamos tentar outra coisa. Você vai para a feira vender louça.Vamos iniciar este negócio.

- Caçoarão de mim os súditos do rei meu pai ao me verem vendendo louça na feira! - Mas não tendo desculpa melhor teve que ir.

_ Vendeu bastante louça e até alguns clientes lhe devolviam a mercadoria paga para revender pois era muito simpática e agradável.

Assim viveram algum tempo com o dinheiro da venda das louças. Quando o dinheiro acabou recebeu novo lote de louças e resolveu colocá-las no canto da praça onde achava que venderia melhor por causa do movimento. Mas logo um soldado bêbado a cavalo, lhe quebrou toda a louça.

_ Só você mesmo pra colocar a louça ali! Exclamou o marido.

Dias depois, disse-lhe:

-Arranjei-lhe um emprego de ajudante do cozinheiro no palácio. Deves estar sempre a disposição dele para fazer os serviços mais vulgares. Assim ela foi trabalhar no palácio do próprio pai. Colocava duas panelinhas nos bolsos e assim sempre escorregava para elas restos de comida com que ela e seu marido se alimentavam.

Dias depois houve um grande baile no palácio. Era o aniversário do rei seu pai.Ela ficou a porta observando e sentindo saudades do seu tempo de princesa. Mas seu consolo era que, quando passavam os criados estes lhe davam bocadinhos que ela guardava nas panelinhas, do que era servido aos fidalgos de veludo e ouro.

De repente, um príncipe, ricamente vestido, veio em sua direção. Estendeu-lhe a mão para dançar com ela. Ela recusou e estremeceu porque acabava de reconhecer nele “Rei Bico de Papagaio” que a havia pedido em casamento.

A Princesa bem que quis fugir mas ele a puxou até a sala e nisto o cordão que segurava seus bolsos por dentro arrebentou e as panelinhas cheias de comida caíram ao chão, espalhando seus manjares diversos. Nesta hora quis fugir e desaparecer para bem longe mas foi reconduzida até a sala e o fidalgo lhe disse sorrindo:

- Não se assuste! Eu e o seu marido somos a mesma pessoa. Assim como era eu também o soldado que deu cabo de toda a sua louça. Fiz isso para que aprendesse esta lição. Para quebrar seu orgulho e castigar a arrogância com que me tratou. Não pensemos mais no assunto e casemos.

Foi enorme a surpresa da moça ante esta revelação.

E então vieram suas camareiras com vestes riquíssimas para ela e a comitiva do pai para felicitá-la pela união com o “Rei Bico de Papagaio”.

As núpcias foram celebradas logo depois com muita pompa e alegria. A princesa agora mais humilde e com muito mais sabedoria, junto com seu esposo foram felizes para sempre.

HISTÓRIA RETIRADA DA ENCICLOPÉDIA NOVO TESOURO DA JUVENTUDE

Desconhecido
Enviado por Nilma Rosa Lima em 05/09/2014
Código do texto: T4950522
Classificação de conteúdo: seguro