A CASA QUE CHORAVA

Era uma vez uma casinha que foi construída com muito carinho e esmero por um velhinho muito bondoso de nome João, que era o pai de Bruno, que era casado com Ana. Ele era o avô de Jonas e Marta, e construíra a casinha para os netos morarem com seus pais Bruno e Ana.

O avô João estava sempre viajando a trabalho para outras cidades, pois era empreiteiro construtor e tinha que estar acompanhando as obras que ele com outros operários da construção faziam.

A família mudou-se para a casa novinha em folha, e o avô João recomendou para os netos que cuidassem muito bem da casinha que ele construíra para eles morarem, pois se a maltratassem ela ia sofrer e poderia até chorar de tristeza.

Bruno também trabalhava com seu pai e também ficava algum tempo fora da cidade, por isso Ana ficava cuidando da casa e dos filhos.

Bruno também antes de seguir viaje disse a seus filhos Jonas e Marta:

- Meus filhinhos, eu os amo muito e também a sua mãe, e por isso peço-lhes que cuidem dela e a ajudem nos afazeres domésticos. Também quero que vocês sejam obedientes e estudiosos, para irem bem na escola. Prometem?

- Sim papai, prometemos que vamos ser bonzinhos e comportados e ajudar a mamãe a cuidar da nossa casinha!

E assim o avô João e o pai Bruno partiram para ir trabalhar em outra cidade.

Mas, as crianças não cumpriram o prometido, não ajudavam a mãe nos afazeres domésticos, só queriam brincar e a coitada da Ana ficava tão cansada, pois além de cuidar das crianças e da casa, tinha que ir fazer compras para que não faltasse nada para eles comerem.

Além disso, riscavam e sujavam as paredes da casa, e a casinha antes tão limpinha e bonita foi ficando feia, pois Ana não conseguia manter a casa limpa.

Até que um dia, Jonas e Marta estavam como de costume riscando e sujando as paredes da casa, e de repente começou a escorrer água pela parede e eles ficaram assustados. Lembraram-se do que o avô lhes tinha dito que se maltratassem a casinha ela choraria e chamaram a mãe:

- Mãe, mamãe... venha ver, nossa casa esta´chorando!

Ana veio apressada e notou as paredes molhadas como se estivessem escorrendo lágrimas e disse:

- Vocês lembram-se das recomendações do vovô e do papai!

-Sim mamãe, agora estamos lembrando, e é por isso que nossa casinha está chorando! Porque nós fomos desobedientes e preguiçosos, não ajudamos a senhora nos afazeres da casa, e ainda ficamos sujando a nossa casa que o vovô construiu com tanto carinho!

-Pois é meus filhos, quando seu pai e o vovô voltarem pra casa, eles vão ficar tão tristes que também vão chorar.

-Não mamãe, disse Jonas, eu vou mudar e cuidar da senhora e da nossa casinha como prometi ao papai e ao vovô.

-Eu também, disse Marta, vou ajudá-la quando for fazer as compras e nas tarefas de casa, e ainda ser obediente e bem comportada.

- Que bom meus filhos, agora estou feliz, e quando seu pai e o vovô João voltarem, eles vão ficar muito orgulhosos de vocês.

E desse dia em diante, Jonas e Marta estavam sempre ajudando sua mãe e a casinha nunca mais chorou, porque agora eles tinham o maior carinho e zelo pelo lar onde moravam.

06-06-2008