O Pombinho Vencedor
Anita chegou da escola e ao passar pela lixeira, ouviu o choro de um passarinho. Parecia pedir socorro. Foi ver o que era. Pelo buraquinho de um saco plástico, aquele filhote de pombo abria o biquinho pedindo alimento. Anita foi correndo na cozinha e preparou uma sopinha de pão, fez bolinhas e colocou-as no biquinho da ave. Seu avô acabara de chegar da fazenda e vendo aquilo disse: __ Anita, para que tratar desse bicho? Isso é uma tentação nos telhados. Vou leva-lo para tratar da minha gatinha que está com três gatinhos já espertos e famintos.
Anita quis impedir, contando que aquele bichinho queria muito viver porque já fazia dois dias que ela estava na lixeira e ainda permanecia viva sob o sol e chuva. Não adiantou. Sem que ela percebesse, o avô levou o filhote para a fazenda e colocou o pombinho bebê no ninho da Mimi. A gata miou chamando os gatinhos para o jantar.
Na manhã seguinte, tamanha foi a surpresa do avô, quando viu o filhote de pombo se aquecendo entre os gatinhos. Chamou sua mulher e contou-lhe o acontecido. Dona Cotinha acolheu a avezinha e cuidou dela .
Hoje, Pombo azul, faz parte da família das aves que Dona Cotinha cuida no seu quintal. Quando Anita vai passear na casa dos avós, o Pombo oferece a ela um espetáculo de cima do telhado: Canta e dança em torno de si mesmo. Anita bate palmas pedindo bis.
Enquanto vó Cotinha prepara as delícias na cozinha, Anita passeia pelo pomar com o seu amigo assentado em seu ombro.
Pombo Azul , faz parte da alegria da fazenda. Ela sabe disso e arrulha todas as manhãs saudando a sua dona!
Águeda Mendes da Silva