A mãe do capitão

O capitão era um homem arrogante e prepotente, morava com sua mãe; uma velhota má que fazia acepção de filhos.

Jacó era o outrofilho, tinha dez filhos e morava de favor nas terras do capitão.

Era epoca de seca e a terra não tava produzindo o sustento.Para não ver os filhos com fome se valia do leite e carne das vaquinhas do capitão, bem merecido pois além de cuidar das terras também vendia leite e o lucro era para o irmão que lhe dava uma miséria....

Certo dia o capitão mandou um soldado vigiar a seu irmão sem que ele notasse para ver se ele estava matando suas vaquinhas pois notou que faltava algumas.O soldado foi e voltou com mas noticias, então a mãe se ofereceu ir até o sítio ver de perto o que seu filho aprontava, arrumaram um caixote com uns buracos para entrar ar e colocaram a velha dentro.

Dois soldados foram juntos disfarçado de viajante e ao chegar na casa de Jacó pediram para passar a noite lá pois estavam com uma encomenda pesada e já estava tarde para entregar eles dormiria lá fora e o caixote ficaria dentro da casa.

-Tudo bem.Adentraram e colocaram o caixote na sala, logo os filhos curiosos para saber o que havia dentro ficaram olhando pelos buracos e subiam em cima do caixote.Na hora do jantar ele disse para a esposa:

-Mulher prepara aquele pedaço de bofe que sobrou da vaquinha que matamos a semana passada! [disse isto com ironia,pois sabia que dentro do caixote havia um espião].Quando todos estavam dormindo Jacó que não era bobo nem nada desconfiou da tramóia levantou na ponta do pé e foi até o caixote....Que surpresas ao abrir o caixote;a velha estava dormindo de boca aberta e ele mais que depressa colocou uns ossos de galinha que a velha havia comido durante a viagem,fechou o caixote e deixou a velha engasgada com os ossos.

Ao chegarem na casa do capitão, abriram o caixote lá tava a velha morta e acharam que ela havia se engasgado,foi um chororó!

Preparam o funeral e mandaram chamar o irmão.Antes de sair de casa administrou os filhos que fizessem drama em volta da velha. Ao chegarem fezeram um teatro:

-Ai minha mãezinha,coitadinha morreu comendo o que mais gostava,coitadinha!!E chorava e os filhos em volta fazendo maior barulho!

Enterraram a velha e todos foram para suas casas.Quando chegou a noite Jacó foi até o tumulo da velha e retirou toda a mortalha da velha pois era tecido bom e levou pra casa sem falar de onde veio mandou a mulher fazer roupas para os filhos.Os coveiros ao verem aquela calamidade mandou chamar o capitão que ficou horrorizado;mandou chamar o irmão,esse chegou com uma cara lavada e fazendo um drama pelo acontecido:

-Meu Deus quem poderia ter feito isso com minha mãezinha tão santa,tão boa!Oh! não pode ser logo com ela!...Fizeram outro enterro e novamente ele foi até lá retirar a velha do canto dela,desta vez amarou a em cima de um burro xucro e levou perto da casa do irmão ao amanhecer, enxotou o burro e esse saiu em desparrada com avelha em cima foi um espetáculo.

O capitão acabara de levantar e ir a sua janela quando viu a cena,pôs as mãos à cabeça e dizia:

-Corram socorram a minha mãe! Corram.......E aparti daquele dia não se ouviu mais falar sobre a mãe do capitão.

[dedico esta estória a meu pai que contava,não poderia deixar de fazer lhe esta homenagem,era mestre em conta la,imitava os personagens,fazia maior alvoroço, quando ouvíamos ficávamos quietinhos o observando]

meu pai que contava.
Enviado por Maria Selma de Oliveira em 13/07/2014
Reeditado em 18/07/2014
Código do texto: T4880665
Classificação de conteúdo: seguro