Festival Caracol de Moda parte 1

Estava um dia nublado.

Os insetos estavam preocupados com seus afazeres nos vasos e jardins.

Que tédio!

Nada de diferente acontecia por ali.

Dona Caracolette, a costureira do jardim do jardim teve uma ideia.

Convocou todos insetos para fazerem uma feira de moda, na frente de sua casinha-oficina em forma de caracol, e afixou uma placa:

- Hoje reunião as 18:00.

Todos insetos dos vasos e jardins estão convidados.

Todo mundo ficou curioso e vira e mexe uma joaninha, uma aranha, um caracol, uma minhoca, uma formiga, vinham ver a placa.

Dona Formiguette falou para dona Jooanita:

- Mas olha só que ideia louca!

Dona Joanita disse:

- Ah, eu adorei isso!

- É um absurdo! - reclama dona Formiguette.

E inconformada continua esbravejando:

- Onde já se viu? Como nós formigas teremos tempo de pensar em futilidades, se precisamos armazenar comida para o inverno?

Dona Joanita responde:

- Relaxa amiga, é bom se divertir um pouco e nosso jardim está muito parado ultimamente.

Dona Aranhete que passava por ali e ouviu a conversa e falou:

- Que ideia sensacional dona Caracolette teve! Brilhante!

E o tempo passou e quando se viu já era a hora da reunião.

Todos estavam em frente da dona Caracolette, aguardando ansiosamente.

Um burburinho total e eis que de repente ela surge toda imponente, e com ar de seriedade e diz:

- Caros amigos dos vasos e jardins.Reuni todos para darmos início a primeira edição do Festival Caracol de Moda.

Uma minhoca a interrompe e diz:

- Por que esse nome e não minhoca, aranha, joaninha, formiga?

Dona Caracolette estava brava com a interrupção e disse:

- Primeiro porque quem teve a ideia fui eu, e segundo quem costura aqui?

De longe se ouviram risadas.

Os piolhos de cobra aplaudiram com suas patinhas.

As formigas batiam as anteninhas e uma das aranhas falou:

- Pessoal vamos deixar Dona Caracolette falar sem atrapalhá-la.

- É isso aí! - diz uma linda borboleta lilás que acabara de chegar.

As abelhas que também estavam presentes concordaram com as aranhas e disseram em coro:

- Nada mais justo Dona Caracolette e nós ajudaremos.

E finalmente Dona Caracolette consegue falar.

- Amigos tenho pensado e percebi que nosso jardim está muito mal cuidado, tedioso e então quero a opinião de vocês para podermos deixá-lo mais bonito e fazermos o Primeiro Festival Caracol de Moda.

Desta vez as borboletas foram as primeiras a falarem:

- Dona Caracolette, nós estamos dentro e ajudaremos emprestando nossas crisálidas para enfeitarem as passarelas.

Dona Formiguette diz:

- Eu, em nome de minhas amigas, comunico que também ajudaremos no que for preciso para deixar a festa mais bela.

Dona Aranhete diz:

- Eu e minhas amigas também auxiliaremos com a confecção de teias e tecidos de seda.

Dona Abelhete diz:

- Pode contar conosco e principalmente todos poderão se deliciarem com mel em abundância.

Dona Caracolette que no início estava com expressão sisuda e preocupada, agora sorria sem parar e continuou:

- Só posso agradecê-los amigos pelo carinho e nossa festa será de arrasar.

Lá no fundão e muito tímida estava a equipe dos piolhos de cobra, sentindo-se rejeitada quando dona Joanita falou:

- Perdão Dona Caracolette, nossa equipe e a dos amigos piolhos de cobra queremos participar também, podemos?

Dona Caracolette respondeu rápido:

- Vocês são muito mais que bem-vindos e serão necessários na organização amigos!

Dona Caracolette prossegue:

- Então meus queridos, precisamos agora fazer uma lista para quem fará o que.

Dona Abelhete, como toda boa abelha, entende de organização como ninguém e diz:

- Dona Caracolette, deixe a lista conosco.

- Tudo bem amigos, concordo.

E assim ficou resolvido e todos mal podiam esperar até o grande dia.

Kunti

Obrigado poeta Joel de Sá pelo comentário.

Conto integrante do livro Jardim das poesias e contos infantis, publicado pela Editora Mago de Oz em 2016

Adquira seu exemplar direto comigo através do e-mail de contato, e surpreenda-se com o final desta história divertida e emocionante.

Kunti
Enviado por Kunti em 19/03/2014
Reeditado em 29/09/2023
Código do texto: T4735032
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.