"A MENINA COM NOME DE ESTRELA l > Por Dalva Saudo.

A MENINA COM NOME DE ESTRELA > Incluindo a música "As pastorinhas " de Noel Rosa e Braguinha / Música " Canção da Criança" de Lucia Helena, interpretação Francisco Alves. Canção do Expedicionário de Guilherme de Almeida.

=====================================================

Se essa rua

Se essa rua fosse minha

Eu mandava

Eu mandava ladrilhar

Com pedrinhas

Com pedrinhas de brilhante

Só pra ver

Só pra ver meu bem passar

Dalva Saudo

Era uma vez...

Há muito... muito tempo atrás... No tempo em que os soldados, inclusive os brasileiros lutavam na segunda guerra mundial e por isso era tudo... tudo... muito difícil, vivia lá muito longe numa cidadezinha do interior chamada Presépios uma família com sua única filha.

Por mais terras que eu percorra,

Não permita Deus que eu morra

Sem que volte para lá;

Sem que leve por divisa

Esse "V" que simboliza

A vitória que virá:

Nossa vitória final.

O pai da menina era cabelereiro. Nas horas vagas, tocava pandeiro, contava piadas, imitava as aves:

BEM-TE-VI !!!! BEM- TE - V !!!! BEM - TE - VI !!!!!

E os bichos mamíferos:

AU ! AU ! AU ! MIAU ! MIAU !

Quando chegava dezembro (véspera do Natal) colocava roupa vermelha, uma bacia na cabeça e em cima da bacia um pano branco esvoaçante. A criançada ia atrás aumentando cada vez mais e mais.... o cortejo. Parecia até recreio de escola de tantas crianças!

Ele era muito divertido e uns gritavam:

”Parece fantasma com esse pano branco!!!!” Outros diziam:

“Que nada! É o Papai Noel! Olha lá a calça vermelha!”

Quando percebia que havia muitas crianças seguindo-o, cantava e a criançada ia atrás fazendo coral, isto é: cantando com ele:

Jingo bel... Jingo bel... Acabou o papel... Não faz mal... Não faz mal... limpa com jornal!

Enquanto isso, a mãe da menina, preparava a árvore de Natal e o bilhete para que o Papai Noel pudesse trazer um presente para a filhinha que tinha o nome de estrela.

A menina se chamava Dalva por causa da música que fazia muito sucesso na época e faz até hoje: Vamos cantar juntos? Quem sabe?

A estrela d'alva no céu desponta

E a lua anda tonta com tamanho esplendor

E as pastorinhas pra consolo da lua

Vão cantando na rua lindos versos de amor

Houve um Natal em que a menina já sabia ler e escrever. Ela mesma toda orgulhosa colocou uma cartinha, pedindo uma boneca que sentasse, porque naquele tempo as bonecas somente ficavam em pé ou deitadas! Aquilo de boneca sentar era novidade! A cartinha ficou em cima do fogão onde o Papai Noel desceria com o saco de brinquedos pela chaminé .

Foi o que aconteceu!!!!! Tinha essa boneca no saco cheio de presentes! Que sorte! A menina pulava de alegria!

MAS... Toda a história tem um MAS... Mas quando a menina fez nove anos de idade, houve a separação de seus pais.

Ficaram: Mãe e a menina. Sua mãe era bordadeira e a menina foi crescendo entre e linhas coloridas de carretéis, com lindos vestidos bordados! esperando cada Natal que ia chegando...

Sua mãe não tinha muito dinheiro, mas era criativa. Todo final de ano levava a menina na loja mais chique do centro da cidade com as vitrines cheias de vestidos lindos para as meninas ricas e dizia: "Filha escolha um"

A menina observava e ficava em dúvida no qual vestido escolheria. Olhava e pensava:

Esse lindo azul com rendas, parece de princesa! O vermelho... belíssimo, o branco parece de uma linda noivinha. Pensou... Pensou e resolveu:

Mãe, quero o rosa, bordado!

A madrinha da menina, que era costureira fazia o vestido escolhido para a pequena estrela.

E não é que o vestido ficava igualzinho? Era mais um presente de Natal! E desta vez da madrinha!

A mãe levava a menina ao fotógrafo... ( aquele tempo não havia celular ) Isso, todo o ano e colocava as fotos para recordação em um albúm!

A menina cresceu! Virou professora, mãe e vovó Contadora de HIstórias !

Canta para finalizar as histórias que conta!. Vamos cantar em homenagem ao aniversariante mais famoso do dia 25 de dezembro?

Criança Feliz

Feliz a Cantar

Alegre a Embalar

Teu Sonho Infantil

Oh Meu Bom Jesus

Que a Todos Conduz

Olhai as Crianças do Nosso Brasil!(bis)

Minha história acabou!!!!

Entrou por uma porta

Saiu pela outra,

Quem quiser... Que conte outra!!!!!

==================================================

POESIA > ESTRELA DALVA

Nem sempre Vênus é visualizado morando perto da Lua

Talvez... a ESTRELA DALVA seja como eu!

Às vezes ESTOU iluminada,

Radiante... Encantada!

Outras...

Desencantada, apagada!

Apagada e procurada

Procurada e escondida sem poder ser vista!

Ontem lua cheia, cheia de vida!

Amada, envolvente, iluminada, envolvida!

Hoje?

Apreensiva, depressiva, como...

Lua minguante, minguada, apagada!

Amanhã talvez ao amanhecer,

Volte a brilhar como uma estrela.

A ESTRELA DALVA

E. ao entardecer talvez... volte a apagar como eu.

A DALVA!

Para ler mais poesias entre em http://dalvasaudo.blogspot.com/