Risonho, o golfinho feliz e seus irmãos

O golfinho Risonho brincava alegremente com seus irmãos, pela imensidão do belíssimo mar do vilarejo Solar.

Adorava saltar alto e pertinho dos barcos pesqueiros a passear.

Por ser muito expansivo tinha muitos amigos humanos, com os quais se relacionava em harmonia e confiança total.

Num velho barco azul marinho e branco moravam quatro pescadores que sempre alimentavam Risonho e seus irmãos, com peixes bem fresquinhos.

Ele abanava a cauda de alegria pelos presentes, o que fazia os humanos baterem palmas e divertirem-se muito com a cena.

Quanta felicidade e harmonia!

Tudo estava perfeito e maravilhoso, até que surgiram latas, garrafas, papéis e vários lixos diferentes na sua casa amada: o mar.

Os peixes começaram a morrer, outros sumiram e os pescadores ficaram preocupados e desesperados.

Risonho e seus irmãos pela escassez de refeição, foram obrigados a mudarem-se dali.

O Vilarejo Solar já não era o mesmo, e os turistas que amavam visitá-lo, já não mais apareciam.

Uma nuvem carregada de tristeza e abandono se apossou de lá e das redondezas.

Só restaram saudades de Risonho e seus irmãos que eram anjos do mar.

A notícia rapidamente se espalhou, e uma rede de tv veio filmar o local.

Graças a isso apareceram biólogos, pessoas de ONGS de proteção ao mar, e engenheiros ambientais, vindos de outros estados e reunidas tomaram a decisão de recuperar o equilíbrio da vida na vila.

Os professores das escolas locais, explicaram e ensinaram a importância de não sujarem as praias, o mar, e reciclar e colocar o lixo no lugar certo.

Os alunos por sua vez passaram o conhecimento ás pessoas de suas famílias e aos pescadores.

Estes por sua vez decidiram ensinar também a quem viesse ao Vilarejo Solar, o valor do respeito á natureza e seus seres.

E o resultado disso foi a volta tão desejada de Risonho e seus irmãos, que tanto abençoaram o vilarejo com sua amizade, beleza e animação.

A lição deles foi ensinada e mostrou que a união de cada um, em favor da preservação da natureza faz o mundo ficar mais humano, gostoso e divertido de se morar.

Kunti

Kunti
Enviado por Kunti em 01/09/2013
Reeditado em 24/03/2022
Código do texto: T4461544
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.