Porque a formiga tem cintura fina? "Estorinhas de ANA"
Quando eu era criança,não tínhamos rádio, "era luxo ainda rs".
Tv já existia mas só em algumas casas e apesar de morarmos próximo ao centro da cidade,na minha casa ainda se usava lamparina e fogão a lenha...
Verdade!!Há uns 40 anos atrás,éramos muitos filhos...só tínhamos o essencial pra viver.
Minha mãe Ana para nos distrair e aproveitar educar também,nos contava estorinhas a noite,depois do banho e da janta...dormíamos cedinho rs.
Uma delas foi a da formiguinha Ciça,mamãe começava todas assim com era uma vez...
Formiguinha Ciça
Era uma vez ,lá no meio do matagal,existia um lindo formigueiro,enorme alto.
As formigas ainda tinham suas cinturas largas,assim conseguiam carregar folhas enormes,gravetos e outras coisas que achavam para o formigueiro.
Dentro dele era como numa cidade,todos tinham suas casinhas"tocas" encarrilhadas umas ao lado das outras e as carreirinhas divididas por ruas,como as da nossa cidade.
Cada formiga tinha sua vida própria e seu trabalho também.
As crianças formigas ficavam em casa e aprendiam com as mães as suas obrigações,estudavam igual as crianças humanas, na sua linguagem e cultura.
Dona Cosia era costureira e tinha tido vários filhotinhos que já estavam adultos e já moravam sozinhos,somente uma morava com ela,A sapeca da Ciça, que de anjo só tinha a carinha.
Enquanto a mãe cortava os tecidos Ciça pegava as sobras e com uma tesourinha pequena bicotava tudo até virar tirinhas da largura de uma linha.
D.Cosia ficava preocupada, porque ela as vezes cortava pedaços que ela ainda iria usar,avisava...ensinava...ralhava com a filha,dias se passavam e a formiguinha teimosa, repetia a arte.
Uma tarde D.Cosia teve que fazer uma entrega urgente de manhã e a Ciça estava em casa, não teve aula,era reunião dos professores e sem ter com quem deixar a filha deixou em casa,seria rápida a entrega,depois de recomendar muito,esconder as tesouras,dar seus preferidos brinquedos para que ela quietinha ficasse,pegou a sua sacolinha e saiu as pressas.
Pouco tempo D cosi chegou e quando abriu a porta de sua casinha quase morreu de susto,Ciça estava no meio de um monte de retalhos picados.
Ficou parada sem saber o que fazer,seu trabalho de dias viraram tirinhas e os tecidos caros das clientes também e Ciça sorrindo feliz disse a mãe:"Ajudei você"
D.Cosi já tinha feito de tudo pra que sua filhotinha criasse juízo em vão,tinha que achar uma maneira...
Um daqueles dias que a costureira estava cheia de entregas pra fazer e não tinha ninguém pra cuidar de Ciça,colocou a filha no quarto, e pertinho tudo o que ela precisava ,antes de sair a beijou e pediu que ficasse lá bem quietinha brincando,chovia muito e estava gelado,não poderia leva la junto por causa do resfriado,disse que voltaria logo e saiu afobada.
Mais Ciça era muito teimosa,foi a procura da tesoura e se enroscou numa tira de pano que a mãe amarrava os retalhos e não conseguia se soltar.
Não se passou muito tempo e D.Cosi voltou e ao abrir a porta quase morreu de susto,a formiguinha estava com a cintura tão fininha que se não a desenroscasse rapidinho iria arrebentar,Ciça mesmo enroscada ainda tentava pegar a tesoura, que a mãe na pressa deixou em cima da mesa...
Assim aconteceu e Ciça parece ter aprendido a lição."Será?"
Ela cresceu e se casou,virou modista,e por conta da sua teimosia de criança os filhotinhos da Ciça nasceram de cinturinha fina, como conhecemos as formigas hoje ...
Coisas de Regina
Obs:É uma das estorinhas que minha mãe inventava...
Os formigueiros são diferentes e formigas nem usam roupas;É só uma estorinha...uma fantasia pra dar sono e sonhar. "Claro,sempre aprendíamos algo".
C