ticotico.jpg?width=497
20º Texto Infantil- De A a Z
 
T- Tico-tico
 
Papai ...o que é um Tico-Tico? Pergunta o menino Túlio, que é bem curioso, e tudo quer saber  do  pai.
Ao que o pai responde:
- Túlio meu filho  Tico –Tico é um dos passarinhos mais bonitos ,conhecidos e estimados no nosso País.
Túlio pergunta de novo: - Qual é o tamanho de um Tico-Tico?
O pai responde: - Ele mede quinze centímetros de comprimento.
O pai continua...
Tem asas e cauda de tamanhos regulares , pernas e pés delgados e bico forte.
Túlio queria saber mais.
-Pai..qual é a cor desse passarinho?
O pai responde:
O tico –Tico tem uma coloração pardo-acinzentada, com uma mancha vermelha no pescoço.
Túlio ficou encantado. Seu pai levou-o ao zoológico para ele ver um Tico –Tico de pertinho.
Então Túlio aprendeu que o passarinho cantava diferente à noite.
Ele cantava assim: ziu-ziu-ziu.
E que também  se alimenta de  brotos, frutas, pequenos insetos e também ração.
O Tico- Tico faz seu ninho de capim seco e raízes, seu ninho é semelhante a uma tigela.
É comum ver os tico-ticos em jardins, pátios, plantações e coberturas ajardinadas de edifícios.
Eles vivem também em regiões de clima temperado, em cumes altos expostos a ventos frios e fortes.
Túlio entendeu toda a lição daquele dia e deu um beijo no seu pai.Era sempre assim.
Todo dia  Túlio aprende  uma  lição com o seu pai.
 
Autora : Margareth Rafael

margarethrafael
Enviado por margarethrafael em 14/02/2013
Código do texto: T4140300
Classificação de conteúdo: seguro