Os filhos do rei
Havia em um lugar um rei que estava muito doente ele tinha três filhos e precisava escolher um para ser herdeiro de seu reino quando morresse. Pensou por longos anos sobre o que deveria fazer, até que numa manhã bem cedinho mandou que um dos seus servos chamasse seus filhos.
Seus três filhos pararam em sua frente e assim o rei observou cada um deles: seu filho mais velho era forte, robusto e tinha uma coragem divina. Já seu irmão era também forte, inteligente e seus olhos eram como as estrelas do céu. O seu filho caçula era não tão forte como seus irmãos, mas tinha um coração puro, e sempre estava pronto a ajudar a quem necessitava.
Depois de ter olhado bem para cada um deles disse.
- Meus filhos, vejam que eu já estou bem doente e que logo irei morrer. Assim vendo que logo isso irar se cumprir tem que ter um herdeiro para comandar o reino para quando eu morrer.
Os irmãos se olharam confusos querendo saber o que o rei queria dizer. Até que ele deu uma pequena pigarreada e continuou:
- Bem assim sendo quero que vocês passem por uma prova, assim quem cumprir essa prova de forma leal e correta, tomará meu trono como herdeiro após minha morte.
- Diga- nos então que tipo de prova é essa – disse o seu filho mais velho-, o que devemos fazer?
O rei olhou bem para eles e então revelou o que era.
- Quero que vocês saiam em busca da mulher mais linda do mundo que vocês acharem que seja digna de ser uma boa rainha do meu reino.
Assim sendo, os irmãos partiram em viajem para cumprirem a prova que seu pai ordenará.
Cada um partiu em direções opostas. O irmão mais velho pensou que no reino vizinho havia muitas mulheres de belezas incomparáveis, o irmão do meio viajou por longos dias até que, encontrou em outro reino muitas mulheres com belezas que ele achava que teria bastante trabalho para achar uma que deveria levar, já que todas eram muito formosas. O irmão caçula viaja tranquilamente quando começou a se sentir cansado, andou mais um pouco até que encontrou um lugarzinho onde tudo era muito humilde. Resolveu parar ali para descansar um pouco. Chegando ao local uma mulher com uma aparência não muito digna de se uma rainha foi ao encontro dele, e assim ofereceu a ele hospitalidade em sua casa.
Depois de ter descansado bastante, o príncipe notará o quanto aquela mulher não era muito bonita, pois os trabalhos que ela fazia a prejudicava muito. Notou que ela era uma ótima pessoa e era bem humilde, talvez digna de uma verdadeira rainha do reino de seu pai.
Algumas semanas depois os irmãos estavam de novo enfrente a seu pai, dessa vez cada um estava com uma mulher para apresentar a seu pai. Primeiro foi à vez do irmão mais velho apresentar a mulher escolhida, entrou então na sala real uma mulher cujos olhos eram azuis como a água do mar e sua pele eram divinamente como algodões macios, seus cabelos eram como fogo.
O rei olhou por alguns instantes para a tal mulher e mandou que o segundo filho prosseguisse.
Então o segundo filho mandou chamar a mulher que ele escolhera. Logo em seguida entrou uma mulher na qual seus cabelos eram claros como a luz do sol, seus olhos eram como mel e sua pele era como pêssego.
De novo o pai observou bem a escolhida pelo seu filho e ordenou que chamassem o seu filho caçula. Então seu filho ordenou a um dos servos do reino que trouxesse a mulher escolhida por ele.
Quando a mulher entrou na sala todos começaram a rir do filho caçula, menos o seu pai, porque observava atentamente a mulher, com aparência de cansada do trabalho pesado que tinha de fazer não tinha tempo para se cuidar como as outras.
Assim concluindo seus pensamentos sobre quem escolheria, o rei revelou quem seria o seu herdeiro do trono e quem seria a nova rainha.
- Já escolhi quem será o próximo a herdar meu reino e quem será a mulher digna de ser a rainha do meu reino.
Novamente os irmãos se olharam, mas dessa vez estavam mais ansiosos como antes. O pai continuou.
- Meu herdeiro será o irmão caçula de vocês...
Antes que ele continuasse, os irmãos mais velhos se questionavam o porquê de seu pai escolher ele, já que a mulher não era mais bonita que nenhuma da outras duas.
- Como assim pai? – disse o irmão do meio indignado- Ele não cumpriu o que você dissera.
O pai riu e olhou com compaixão para seu filho e disse.
- De fato você tem muito que aprender, porque sem duvida ele cumpriu a minha prova mais do que vocês. Porque ele não olhou a beleza exterior, mas sim olhou para a beleza interior dessa pobre e humilde mulher. Assim sendo será digno de ser herdeiro do meu reino e essa mulher será digna de ser sua esposa e rainha do meu reino.
Alguns anos depois o pai morreu e assim se cumprindo a ordem do rei, o filho caçula se casou com a humilde mulher que tornou- se uma ótima rainha do reino. E ele se tornou um ótimo e bom ajudante rei.
O reinado desse rei foi sem duvida para muitos, divinamente maravilhosos. Todos dizem até hoje que o falecido rei fizera uma ótima escolha e que sem duvida se estivesse ainda vivo, não se arrependeria de sua escolha.