A todos bruxinhas e bruxinhos.(Natallia)
Era uma vez...
Numa cidade pequenina interior de algum estado onde o trabalho era escasso e onde só moravam velhinhos,algumas mães e crianças.
O pessoal jovem estava numa cidade proxima,onde podiam trabalhar e estudar,tempos difíceis...
A gurizada estudavam ,ajudavam os avós ou a mãe e depois se reuniam na rua para brincar(ainda podiam brincar na rua,não havia muito movimento de carros );Brincavam de roda,pique,queimadinha etc...
Na escola,os professores contaram sobre uma tradição laaá longe,nos paises americanos e reino unido(USA,Irlanda,Canadá e Reino Unido)chamado Halloween onde as crianças no dia 31 de outubro -Dia das bruxas aqui no Brasil)se fantasiam e pedem doces nas portas das casas e ai tiveram a idéia de fazer na rua de suas casas.
Os seus familiares mais velhos não entenderam direito,pensavam que era uma coisa muito ruim(devido a educação rígida que tiveram),porem depois de muitas explicações e a turminha ter levado o assunto até os professores e com a ajuda deles ,o pessoalzinho mais velho entendeu.
O negócio era meter a mão na massa -como dizia o avô de Nat- e foram p internet da escola pesquisar.
Descobriram que podiam fazer mil coisas engraçadas,abóboras com velas dentro dava arrepio mas era divertido,ascender velas(com ajuda dos adultos ,tambem era bom e ficava bonito,se vestir de bruxinhos ,caveirinhas ,com capas era o máximo e assim se prepararam o mês de outubro todo e o que era uma iniciativa das crianças virou uma festa de toda a população da pequena cidade.
As avós deixaram pra lá o medo ou receio e foram para as maquinas de costuras fazerem fantasias,os avôs ajudavam a fazer os enfeites pela cidade toda e as mães se ajuntaram para fazerem os doces(a cidade tinha muita crianças)
O mês passou rápidinho e finalmente chegou o grande dia do Halloween.
A cidadezinha se encheu com o pessoal que vieram para casa por causa do feriado.
Pais,irmãos,tios ,sabendo da novidade trouxeram pacotes e mais pacotes de guloseimas;Natallia vestida de bruxinha ,toda de preto e com um chapéu pontudo ,ficou toda feliz com o movimento que ela e seus amiguinhos causaram na cidade;Corriam de uma casa para outra para verificar o andamento dos preparativos de ultima hora.
A noite,a cidade toda enfeitada,as ruas cheias de gente ,ela e seus amiguinhos e mais a gurizada das duas escolas sairam pelas ruas gritando:
__Douçuras ou travessurasss!!!
Todos se divertiam pelas ruas,conversavam,,riam ,cantavam e fingiam se assustar com as fantasias.
Foi uma noite linda que ficou em muitas redações guardadas na escola;Acabou se tornando uma tradição na pequena cidade que enchia de turistas e familiares todos os anos para curtirem a festa do Halloween , Dia das Bruxas,bruxinhas e bruxinhos,trazendo emprego e renda as familias.
Para Natállia S. Clé com carinho,
xodó zinha
(ainda em correção)