A DESCOBERTA DO FIM DO MUNDO
Flavia Costa

Dizem que o mundo chegará ao fim em dezembro, eu não sei, estou esperando para ver se é verdade. Por enquanto, vou vivendo e escrevendo. Inclusive, enquanto não acaba, gostaria de contar uma história sobre o fim do mundo. Espero que você leia até o fim, da história, não do mundo, afinal, sou uma simples escritora não conseguiria lhe entreter por tanto tempo. Então, vem comigo porque os textos literários, ao contrário do mundo, têm começo, meio e fim.

Essa é história do dia em que o mundo ia acabar lá na década de 30. Uma menina ouviu os adultos conversando e ficou chocada com a notícia que dizia que o mundo iria acabar em fogo. A informação corria por toda a cidadezinha e todos estavam preocupados com o dia derradeiro. A menina, muito jovem, ficava imaginando tudo aquilo acontecendo, o mundo acabando e todo o mundo morrendo queimado, perguntava-se quem seria o bombeiro que apagaria o fogo do fim do mundo se todos estariam queimando.

Muitos pensamentos se passavam na cabeça da criança que tinha tão pouca idade e já teria que deixar o mundo porque ele chegaria ao fim. Então, a menina concluiu que não adiantava ficar pensando a respeito, o jeito era mesmo se conformar e esperar pela data da morte do mundo.

No dia marcado, a garota acordou cedo e ficou esperando ansiosamente pelo destino do mundo. O dia transcorria tranquilamente e nada do mundo acabar. Ao cair da tarde, a criança debruçada no parapeito da janela, aguardando o prometido fim, percebeu tons alaranjados queimarem o horizonte. A menina logo pensou, é verdade o mundo vai acabar em fogo, mas que lindas as cores do fim do mundo! Sem medo e encantada, ela continuou na janela aguardando as cores lindas do fim do mundo levarem-na para outro mundo, que ela não sabia se teria cores.

À medida que o tempo passava, a menina via uma metamorfose acontecer no céu, as cores do fim do mundo iam tomando novas cores e tons, tornando se arroxeadas, azuis e depois quase negras. De cor em cor, as cores do fim do mundo tornaram-se noite e a garota cansada de esperar o fim do mundo resolveu ir dormir.

No outro dia, ao acordar, descobriu que o mundo não tinha acabado. Assim, passou o dia inteiro esperando pelo cair da tarde. Novamente, debruçou-se no parapeito para apreciar as cores do fim do mundo, que, agora ela sabia, incendiavam todo final de dia. E assim foi por muitos anos, todas as tardes, da janela, ela contemplava uma das coisas mais lindas do mundo, uma beleza SEM FIM.