Yaya e o desfile das formiguinhas...(Reedição)
Yaya e o desfile das formiguinhas...
Naquela tarde de muito sol,Yaya estava brincando no jardim .A seu lado estavam Pirilampo -( o palhacinho ) e Escuduchinho - ( o cachorrinho compridinho ).
Enquanto brincava distraídamente...esperava a chegada dos priminhos...
De repente...seus olhinhos azuis ficaram extasiados...curiosamente arregalados...
Ela pensa:
_ Nossa, eu nunca vi isso antes!
Passava rente ao gramado uma longa fileira de formiguinhas e cada uma levada algo consigo.
Yaya, menina muito inteligente, divagou...
Lembrou-se do dia em que o "Vovô Didi", a levara para ver um desfile, onde as pessoas andavam umas atrás da outras.Feito aquelas formiguinhas...
A menina, muito curiosa, corre até a cadeira preguiçosa, onde o vovô tirava um cochilo, enquanto a netinha brincava.
A menina sacode a cadeira, e diz:
_VoVô, vovô...vem cá!
Sem que o vovô pudesse reagir a menina já o puxava pela mão....
O vovô revida...
_ O que foi menina?
Yaya, respira fundo e fala:
_ Olha alí vovô...apontando para as formiguinhas...
Continuando a falar...
_ Lembra vovô, aquele dia em que fomos lá na pracinha ver aquele amontoado de gente que andavam feito as formiguinhas?
Vovô Didi, sorri...e diz:
_Sim querida. Naquele dia, fomos ver o desfile de "Sete de Setembro".
Yaya...retruca...
_ Sete ...o quê?
Vovô ...respira fundo e fala:
_ Querida é que no dia "sete de setembro", comemoramos o Dia da Independência do Brasil.
Meio a contra gosto...Yaya resmunga... hummm ...hummm...
Sabendo que a menina ainda encontrava-se com dúvidas,vovô continuava...tentando explicar:
_Nós não comemoramos o dia do Natal...o dia da mães...?
Yaya fala:
_ O dia do vovô...
Levantando seus olhinhos cheios de meiguice...para o vovô.
Então, o vovô retoma a palavra.
_ Entendeu, o porquê das pessoas andarem umas atrás das outras...feito as formiguinhas?
E continua:
_ É que ...O Dia Sete de Setembro, é uma data muito importante para nós brasileiros, pois comemoramos nesta data a nossa Independência.
A menina pergunta?
_ Comemoramos o quê?
O vovô, meio cansado...pensa...pensa e busca encontrar uma melhor forma para a sua explicação.
Betina Marcondes
Da série: Infantis