MUITO ALÉM DO LIXO

Todos os dias uma carroça passava pelas ruas da cidade. Era o João e seu filho Tiago catando plástico, latinhas e outros materiais no lixo.

Tiago era um garoto de oito anos, analfabeto, mas muito inteligente. Nunca frequentou uma escola, porque sempre ajudou seu pai na coleta de lixo.

Dona Carminha, uma professora da cidade, sempre conversava com João para que ele maticulasse o menino na escola. João sabia que era importante estudar, mas precisava da ajuda de seu filho no trabalho diário.

Na véspera de natal, Tiago ganhou um livro de estorinhas usado, de um homem vestido de papai noel que andava pelas ruas da cidade. Chegou em casa curioso com aquelas ilustrações, mas não conseguiu entender nada. A partir desse dia, conversou com seu pai , e se matriculou na escola do seu bairro.

No início do ano, nos primeiros dias de aula, um grupo de alunos começaram a zombar de Tiago, por ele não saber ler e escrever. Todo dia acontecia isso. Tiago quase desistiu. Mas, ele era um garoto inteligente e persistente. Continuou indo às aulas, e a cada dia melhorava mais. Em pouco tempo já sabia ler e escrever. Começou a gostar de livros e de escrever suas próprias estórias. Nas horas vagas ainda ajudava seu pai na coleta dos materiais.

Um ano se passou quando a escola recebeu a notícia que o governo daria uma bolsa de estudo integral, em uma ótima escola profissionalizante, para o aluno que fizer a melhor redação sobre meio ambiente. Todas as escolas poderiam participar. Tiago tinha muito conhecimento sobre o assunto, pois lidava quase todos os dias com o lixo da cidade.

Tiago fez uma bela redação sobre a melhor maneira de separar e reutilizar materiais recicláveis. Ficou em primeiro lugar.

No dia da premiação, João estava lá, todo orgulhoso, para ver o seu filho receber a bolsa de estudo.

Quando o mestre de cerimônia chamou Tiago, todos os alunos, inclusive aqueles que caçoavam dele, o aplaudiram e gritaram, em côro, o seu nome. Tiago pegou o microfone, agradeceu a todos e disse:

- Colegas! Nunca deixem de seguir seus sonhos, mesmo que a situação seja aparentemente difícil. Quero falar para todos o que, um dia, lí em um livro: " Das nuvens escuras caem águas límpidas e fecundas".

Fim.

Alexandre Oliveira de Souza
Enviado por Alexandre Oliveira de Souza em 07/10/2012
Código do texto: T3920536
Classificação de conteúdo: seguro