as aventuras de Fralicio "o Chibamba"http://youtu.be/5eIk5DWUx_E






As aventuras de Fralicio “o chibamba”


Meus amiguinhos,quando o verão chegava,encontrando
a floresta encantada mais linda ,deixada pela primavera que recém terminava,com as arvores florescendo,a mata verdinha e úmida ,tínhamos uma novidade um tanto barulhenta,chorosa,manhosa,dengosa, a filharada dos habitantes.Em cada casinha,ouvia-se chorinho aqui,um berro acolá e as pobres mães e por que não dizer,os pais
se alternavam nos cuidados com seus filhos.
Pois bem,meus amigos,numa noite,onde a lua encoberta por nuvens,não conseguia alumiar o caminho,comadre Pata teve o maior susto ao se deparar com um individuo esquisito,todo coberto com folhas de bananeira que roncava e assoviava e,por vezes dançando,rodopiava num jeito de fazer medo ao mais corajoso.
Dona pata estranhou quando ouviu sair de sua boca oculta os versos misteriosos:”E,vem o chibamba ,ele papa menino ,cala a boca nenê !”
O bicho era,por demais esquisito,e mais misterioso quando o Chibamba subiu no telhado da casinha de comadre coelha que estava atrapalhada com seus dez filhinhos.De repente ,um grito ecoou por toda a floresta,era o monstro que,irritado com a choradeira ,procurava assustar a criançada.
Todos acordaram e saíram a procura do autor daquele ruído estridente.
Meus amigos,o compadre macaco foi o primeiro a encontrar um velhinho sentado sobre uma pedra e a seu lado um punhado de folhas de bananeira.
“-Quem éo senhor?” indagou compadre macaco.Neste momento,compadre Coelho,compadre tartaruga e Fralicio se aproximavam do local onde se encontrava
o Chibamba.
O velhinho começou a chorar ,dizendo que seu filho o abandonara ,há muitos anos e,revoltado,decidiu se fantasiar com folhas de bananeira e assustar as criancinhas que choravam muito.
Ah!-”Eu acho que sei onde seu filho está,pobre velho”.Disse compadre marreco.-”Na semana passada nossa bandinha foi tocar no reino dos sorvetes e havia um jovem muito triste,que lamentava ter abandonado seu pai.Ele falava da historia do Chibamba que aterrorizava as criancinhas “.
Quando ouviu o que compadre marreco falou,o velhinho ficou com os olhos marejados de lagrimas.Sentia que,realmente,era o seu filho!
Fralicio,então falou:”Meus amigos,vamos levar este pobre pai ao encontro de seu filho!”
Mais que depressa,compadre sapo encheu o balão azul e chamou os componentes da bandinha da floresta.
Compadre sapo na sanfona,compadre gambá na flauta e compadre tatu na viola.A grande cantora Dona araponga encheu o peito e soltou a voz:

“La,vai o balão azul ,bem alto,subindo
Levando ,quem chora o pranto da saudade,
Seu filho,por certo ,longe,estará dormindo
Sonha,a cada noite,fantasias da mocidade “

Meus amiguinhos, a turma da floresta encantada fazia festinha por qualquer motivo e,num momento tão nobre como este,aí que os habitantes se reuniam para cantar.
E,lá chegaram,ao reino dos sorvetes!Compadre marreco foi,logo dizendo :-”O rapaz trabalha na casa dos sorvetes de chuva !
Meus amiguinhos,quando o velhinho deparou com seu filho ausente,não se conteve e dirigindo-se para ele,abraçou-o,cantando:”E,vem o Chibamba, que papa menino,cala boca nenên!”
O rapaz reconheceu seu pai e pediu perdão pelo que fez.
Meus amigos,foi uma festança que durou,quase a noite inteira.Na manha seguinte,os habitantes voltaram a floresta encantada,deixando pai e filho no reino dos sorvetes.
Mais uma noite,e a choradeira recomeçou...
Comadre tartaruga que estava próxima a janela,subitamente,ouviu um longo assobio e,assustada,percebeu um individuo misterioso coberto de folhas de bananeira,dançando,rodopiando...
“E,vem o Chibamba que papa menino,cala boca nenên!”
Comadre tartaruga,bem quietinha,pensou.
“Não é que o Chibamba existe!”...