As aventuras de Pedro no mundo da interdisciplinaridade
O tempo passou e Pedro agora já é um adolescente com outros colegas novos professores e novas experiências cursando o ensino Fundamental no 7º ano.
O mesmo já demonstra interesse por uma aluna de sua turma seu nome é Raquel os olhos de Pedro brilham de felicidade, suas pernas tremem só de ver ela passar com seus cabelos compridos e bem penteados.
Outro dia ele disse para um colega de sua turma que seu coração bate tão forte quando estar perto de Raquel.
-O que será que estar acontecendo comigo? Será que estou gostando de verdade de Raquel?
-Será que eu estou apaixonado por ela?
-Isso que eu sinto é amor? Bem eu não sei ao certo como chamar só sei que gosto de ver, ficar, conversar, olhar ela passar e pronto.
Mas, a fama da inteligência de Pedro despertou o interesse de Raquel isso só o faz ficar, mais feliz já que nas atividades escolares ela queria ficar sempre pertinho dele.
A paixão de Pedro pela matemática e a facilidade e desenvoltura que ele tem em assimilar novos conhecimentos faz com que a cada dia ele procure aprende mais.
por ser bastante estudioso para ele passear pelo mundo da interdisciplinaridade será mais uma forma de adquirir novos conhecimentos, descobrindo novas aventuras e enfrentando novos desafios.
A turma que Pedro estuda é bastante heterogênea, há alunos estudiosos como Pedro mais tem também o grupinho com baixo rendimento escolar o que foi observado por outros professores de outras turmas no qual seus alunos apresentavam também algumas dificuldades em determinados assuntos.
Assim surgiu a Idea de realizar um trabalho integrado com outras disciplinas do currículo para dinamizar as aulas e despertar o interesse dos alunos.
Cada professor escolheu seu tema para realizar essas discussões. O professor de Biologia falou sobre a biodiversidade e energia solar, Geografia falou sobre a construção de hidroelétricas desviando o curso natural dos rios se é viável ou se pode causar impactos a natureza, História resolveu falar sobre o descobrimento do Brasil e as outras disciplinas foram definindo os seus temas para depois realizar uma feira cultural com os informes pesquisados pelos alunos.
Nesse mundo de descoberta a professora lançou uma pergunta básica só para ver a reação dos alunos ela perguntou:
Alguém sabe como ocorreu o descobrimento do Brasil? Será que o Brasil realmente foi descoberto ou já havia indícios de habitantes nesse país?
Com a chegada dos europeus você acha que o povo que ali residia foi beneficiado?
Foi um rebuliço todos querendo falar ao mesmo tempo, até que Pedro resolve dar a sua explicação para os fatos.
-Bem professora eu estou convicto que o Brasil não foi descoberto pelos portugueses, pois quando afirmamos algo desse tipo estamos negligenciando a história dos indígenas habitantes que viviam há muito tempo nesse território antes da chegada dos europeus na verdade a chegada dos europeus em território brasileiro só contribuiu para o extermínio dos indígenas e trazendo doenças para dizimá-los.
Como podemos afirmar que os índios foram civilizados se os mesmos já tinham sua cultura, religião, culinária?
Na verdade quem deveria ser civilizado eram os europeus, pois negligenciar e exterminar a cultura de um povo é sinal de total ignorância e desconhecimento dessa cultura.
A professora ficou emocionada com tamanha desenvoltura na resposta dada por Pedro ele explicou com clareza a realidade sobre o fato do descobrimento do Brasil, pois como alguém pode descobrir algo que já era habitado? Quando os europeus chegaram ao Brasil os índios já tinha sua religião, seus líderes religiosos, sua alimentação seu habitat que se chamavam ocas bem estruturadas que os abrigava do sol e da chuva então eles não foram descobertos e sim dizimados escravizados e catequizados em outro idioma.
Depois dessa gostosa discussão todos os alunos realizaram um fórum interativo onde pesquisaram sobre todos os costumes indígenas sua alimentação, vestuário, religião, língua local, função de cada líder da tribo pajé cacique entre outros, significado de algumas palavras de origem indígena que estão presentes no nosso dia a dia, nomes de tribos ainda existentes ,meios de transporte, regiões onde ainda encontramos tribos indígenas, número atual de habitantes, ervas medicinais, programas direcionados aos índios, se há índios incluído na formação superior já que há cotas de vagas especificas para os índios a parti desses questionamentos podemos observar que foram trabalhadas diversas disciplinas tais como: Português, Matemática, História, Geografia, Biologia, Ciências entre outras.
Emfim foi uma tarde gostosa onde os alunos aprenderam que conquistar e bem diferente de descobrir sendo assim os europeus conquistaram escravizaram e dizimaram várias tribos indígenas e não descobriram o Brasil. Estar na hora de nós brasileiros saber de fato a verdade sobre a história do descobrimento do Brasil, ou seja, sobre o encobrimento real dos nossos fatos históricos.
FIM
Autora: Elisete Soares Moreira