Vitor e a chuva

Vitor é um garotinho de apenas 4 anos.

Inteligente, curioso, que adora a natureza observar.

Um dia estava na janela de seu quarto, olhando para o céu quando de repente escureceu.

Ele saiu correndo, tremendo e chamou sua mãe.

- Mãe, tô com medo. Tá chovendo muito e tá cheio de luz lá no céu.

- Calma Vitor, é assim mesmo. - responde dona Flora.

- Mãe o que é essa luz toda no céu?

- São os raios e trovões que acompanham a chuva. - diz dona Flora.

- Mãe, como é que a chuva nasce?

A mãe sorri e responde:

- Meu querido é muito simples. - responde dona Flora.

- Você pode me explicar? - pergunta Vitor.

- Claro! Vamos lá! - responde dona Flora.

- Sabe a água que a gente toma banho, lava roupa, casas e tantas outras coisas? - pergunta dona Flora.

- Sei sim mamãe. - responde Vitor.

- Ela evapora, ou seja vira vapor, que é uma fumaça, vai para o céu e encontra-se com as nuvens de água que já existem lá.

- Depois volta para a terra molhando tudo novamente. O ar frio encontra o ar quente e derruba a água para cá em forma de pingos de chuva.

- Quer dizer que a água lá de cima já morou aqui embaixo? - indaga Vitor.

- É verdade filho. É isso mesmo. - responde a mãe.

- Mas e as águas dos rios, praias e cachoeiras mamãe?

- Por que elas não evaporam? - pergunta Vitor.

- Elas são sempre conservadas pela chuva e seu ciclo e também evaporam. - responde a mãe.

- Mas elas podem brotar também do interior da terra que conserva-a guardada. - continua a mãe

- Nossa mamãe que legal! - diz Vitor.

- Mas será que a água de nosso planeta pode um dia acabar mamãe?

pergunta Vitor

- Infelizmente pode sim meu querido. - diz a mãe.

- Nossa que coisa mais triste mamãe! - diz Vitor.

-E com isso acabaria a vida aqui na Terra? - pergunta Vitor.

- Sim filho. Sem água limpa, ninguém consegue sobreviver. - diz a mãe.

- O Ser humano, os animais, as plantas, enfim toda natureza depende dela para existir. - diz a mãe.

- Nosso corpo é formado de 75% de água dentro dele. - diz a mãe.

- Sem ela morremos e é por isso que é importante a gente cuidar direitinho dela e nunca desperdiçá-la. - diz a mãe.

E Vitor ouve tudo atentamente só pensando em cada palavra que sua querida mamãe diz.

- Agora entendo mamãe como a água é importante.Vou avisar meus amiguinhos para a gente não deixar ela acabar. - diz Vitor.

- É isso mesmo filhinho. - diz dona Flora.

-Vamos incentivar todos para ajudar cuidar da nossa amiga água. - diz dona Flora.

- A natureza e nosso planeta agradecerão! - diz dona Flora.

Kunti
Enviado por Kunti em 24/05/2012
Reeditado em 04/07/2019
Código do texto: T3685915
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.