A CHAVE SECRETA

Vitor, um menino de nove anos, morava a quinhentos metros da escola em que cursava o 4º ano do ensino fundamental. Todas as manhãs sua mãe o acordava e ele rapidamente tomava seu banho, ia até a cozinha tomar seu café e ir para a escola. Como a escola ficava perto, outros colegas que moravam na vizinhança o esperavam e iam todos juntos brincando e conversando alegremente pelo caminho. Essa rotina era feita todos os dias e Vitor era um bom aluno e um filho obediente. Depois de fazer sua lição de casa, saia para jogar bola no campinho de futebol que tinha ali por perto.

Seu pai Alberto e sua mãe Dora, sempre o aconselhavam que após terminar o jogo de futebol, voltasse para casa com seus amiguinhos. Depois de um dia cheio de afazeres escolares e brincadeiras, ele tomava seu banho e após o jantar, assistia um pouco de T.V. e logo sua mãe lhe recomendava que fosse se deitar para no dia seguinte não perder a hora de ir à escola. Vitor fazia suas orações e logo adormecia.

Certo dia Vitor acordou mais cedo e sua mãe até estranhou:

- Que deu em você hoje menino, nem precisei acordá-lo?

- Pois é mamãe, hoje me deu vontade de ir mais cedo e curtir essa bela manhã. Também, como começarão as provas na semana que vem, nossa professora vai somente rever toda a matéria do bimestre, então estou mais tranqüilo e não preciso conferir nada com meus colegas.

Vitor foi caminhando devagar, seus amiguinhos ainda não tinham aparecido para irem juntos, então ele foi seguindo sozinho, até que viu alguma coisa jogada no chão da rua. Aproximou-se e viu que era um envelope no qual estava escrito: “A quem possa interessar”.

Que estranho pensou: olhou dos lados e não viu ninguém para perguntar quem o havia perdido.

Guardou o achado na mochila, continuando seu caminho até que avistou a escola. O portão ainda estava fechado e nenhum dos outros alunos estava lá. Somente alguns funcionários movimentando-se dentro da escola.

Resolveu ficar sentado num banco da pracinha em frente do prédio escolar.

Abriu a mochila e a curiosidade de saber o que tinha naquele envelope era grande, mas pensava: Acho melhor mostrar pra minha professora, sei lá o que tem aqui dentro, pode ser uma bomba ou algum inseto peçonhento, melhor esperar Dona Neusa chegar, e ela me dirá o que fazer.

Mas o “bichinho da curiosidade” não o deixava pensar em outra coisa; abro... não abro... até que não resistiu e abriu.

No interior do envelope tinha um papel dobrado e uma caixinha pequena. Pegou a caixinha e abriu. Dentro dela havia uma chave dourada, parecia que era de ouro. Pegou o papel que estava cuidadosamente dobrado e abriu.

Ficou surpreso, tinha uns rabiscos estranhos, pareciam caminhos e alguns desenhos e marcas numeradas. Num dos cantos do papel estava escrito com letras maiúsculas: MAPA DO TESOURO.

- Puxa vida, pensou Vitor, será que vou ficar rico!

Como naquele dia seria somente revisão da matéria e ele estava com tudo em dia, decidiu ir até onde o mapa indicava.

Foi seguindo os passos indicados no mapa. Alguns caminhos eram chamativos, mas ele achou melhor não seguir, lembrou-se dos conselhos de seus pais, coisas mirabolantes e fúteis, deve se afastar.

Mais adiante tinha os vícios: drogas, bebidas, jogatina e divertimentos perigosos. Sua vontade era de seguir até lá para ver como era, afinal aquelas pessoas pareciam se divertir tanto!

Mas, mais uma vez venceu as tentações e escolheu outro caminho. E assim foi seguindo, achando novas encruzilhadas, procurando seguir os caminhos mais claros. Conferindo no mapa, percebeu que havia chegado ao destino indicado. Avistou ao longe uma casa velha com um belo jardim enfeitando o ambiente.

Tinha uma porta de madeira escura e em cima estava escrito “Casa do Saber”.

Bateu palmas e o atendeu um senhor de barbas brancas e muito simpático.

- O que deseja meu filho?

- Encontrei esta chave juntamente com um mapa, que indicava no final esse local.

- Muito bem, e onde está a chave?

- Aqui senhor, encontrei por acaso um envelope e estava dentro. Deixe que me apresente:

- Sou Vitor e depois de uma longa caminhada aqui estou curioso para saber o porquê de tudo isso!

- Sou o Mestre Jonathan e fui eu que deixei o envelope lá, de vez em quando costumo fazer isso e ver como as pessoas reagem especialmente às crianças. Entre e onde tiver uma sala com a porta fechada tente abrir. Pode entrar e ver o que tem dentro.

Vitor meio temeroso entrou. Andou por um imenso corredor até encontrar uma sala com a porta fechada. Colocou a chave na fechadura e esta se abriu.

Quando entrou na sala ficou maravilhado, tinha várias prateleiras com uma porção de livros. Um livro chamou sua atenção: era um livro grande, escrito com letras douradas. Ele o pegou e abriu.

Folheando as páginas foi se identificando em muitas coisas escritas ali. Ficou surpreso. Engraçado falou consigo mesmo, parece minha vida!

Nesse momento o Mestre Jonathan se aproxima e pergunta:

- Então Vitor, o que você me diz de tudo isso?

Interessante respondeu Vitor, muitas coisas citadas aqui se passaram comigo ou com pessoas que conheço.

- Isso mesmo meu garoto, esse livro é o “Livro da Sabedoria”. Se você seguir o bom caminho terá em sua vida o retorno das coisas boas praticadas. Ao contrário, se fizer coisas ruins, também colherá os resultados disso em sua vida.

- Caramba Mestre, quanta sabedoria em suas palavras, de agora em diante vou procurar ainda ser melhor e não me deixar levar pelas coisas que levam para o caminho do mal.

- Se você praticar a caridade e distribuir o amor pode ter certeza que será muito bem recompensado. É o caminho mais difícil, mas com certeza um dia você receberá os méritos por isso. Pode levar esse livro com você e ele será seu guia por toda a vida.

Vitor se despediu do Mestre Jonathan e voltou todo feliz para sua casa. Quando chegou e viu sua mãe lhe chamando é que lembrou que não tinha ido á escola. Como iria explicar pra sua mãe toda aquela aventura.

Sua mãe estava aos gritos chamando:

-Acorda menino, vai perder a hora de ir para escola!

Vitor acordou meio tonto e percebeu que tudo fora um sonho, mas um sonho muito bom!

There Válio – 12-04-2011