O Burro que queria ser escritor
Jorge Linhaça
 
Lá pras bandas do fundão, numa cidade pequenina, havia um burro que queria ser escritor.
 Não era de seu agrado puxar carroças ou qualquer outro serviço pesado, o que ele gostava mesmo era das letras, das histórias, da imaginação.
Nosso amigo burro (que de burro não tinha nada) adorava ler, conhecer novas histórias escritas por pessoas de qualquer lugar do mundo.
Como uma coisa, às vezes, leva à outra, Jumentino (esse era seu nome) começou a criar gosto por escrever pequenas aventuras, exercitando a sua imaginação e deixando-se levar pelas asas as fantasia.
Jumentino ia para diante de seu computador e ali criava mil mundos, mil heróis e vilões.
Os outros animais achavam aquilo muito estranho e chamavam Jumentino de doido, pois, como diziam: “onde já se viu um burro ser escritor?”
Para eles Jumentino deveria seguir a sua sina de burro e contentar-se em fazer os serviços rudes da fazenda onde viviam, afinal, os burros nascem fadados a isso.
Mas não adiantava quererem fazer nosso amigo asinino desistir, Jumentino não dava bola e perseguia seu sonho de ser um escritor. Publicava suas histórias em alguns sites da internet e alguns gostavam do que ele escrevia,
Para estes não importava se quem escrevia era um burro, o que importava é que suas histórias iam ao encontro dos seus corações.
Jumentino foi se aperfeiçoando, melhorando suas histórias, incentivado pelos seus leitores que vez por outra comentavam seus textos.
Depois de algum tempo, nosso amigo já tinha uma quantidade razoável de material, já estava escrevendo com mais desenvoltura e seus textos já corriam o mundo.
Até seus amigos que o achavam louco começaram a ler suas coisas, assim meio que escondidos, meio envergonhados de não o terem apoiado em seu sonho.
Finalmente chegou o dia em que Jumentino viu seu sonho concretizado, uma editora se interessou pelos seus escritos e resolveu lançar seu primeiro livro: Histórias de um burro escritor.
Hoje Jumentino faz sucesso, principalmente entre as crianças que adoram as suas aventuras cheias de magia e imaginação.
Jumentino hoje é um burro feliz, pois realizou o seu sonho com muito esforço e vontade.
Afinal, os sonhos não são feitos para serem esquecidos, são feitos para que sejam realizados. Quem sonha e tem vontade, como Jumentino, consegue realizar qualquer coisa.
 
Salvador, 23 de março de 2012.