O Menino Que Queria Pintar Um Arco-Íris
Jorge Linhaça
 
Robertinho tinha um sonho, desses sonhos que só as crianças sabem ter, ele adorava ver os arco-íris no céu logo após a chuva. Ficava abismado a contemplá-los e a ver suas cores se misturando refletidas no sol.
Arranjou pincéis e tintas mas não encontrava maneira de subir tão alto para pintar um arco íris fora dos dias de chuva.
Claro que Robertinho pintava arco-íris com lápis de cor em seu caderno de desenhos, aliás no seu caderno, fosse em que desenho fosse havia de ter sempre um arco-íris como pano de fundo.
Um dia Robertinho teve uma idéia, se não podia apenas pintar um arco-íris no céu havia de construir um e pintá-lo.
Como a tarefa exigia esforço e tempo, decidiu pedir ajuda à sua amiga Lidoca.
Lidoca achou estranha a idéia de Robertinho, mas como ele insistisse e insistisse e voltasse a insistir acabou concordando, meio que descrente de que ele levaria adiante o seu projeto.
Mas, sonho que é sonho a gente luta para realizar e Robertinho era um garoto esperto, teimoso e persistente.
Comprou tintas , pincéis , mochilas e antes que Lidoca percebesse já estava Robertinho a construir um enorme arco de blocos devidamente encaixados...conforme o arco-íris ia sendo montado por Robertinho, Lidoca vinha logo atrás colorindo o lindo trabalho que ia cada vez mais se parecendo com um arco-íris de verdade.Robertinho encaixava e pregava os blocos com presteza a fim de evitar que alguma falha os fizesse cair.
Foram dias de trabalho incessante até que finalmente o arco-íris ficou pronto e Robertinho e Lidoca puderam se alegrar com a beleza de sua criação.
As pessoas foram chegando de todas as partes, a princípio curiosas e depois emocionadas com o que viam, chegaram os amigos da escola, as pessoas do bairro e até gente de outros lugares distantes avisadas por telefonemas e torpedos enviados de celulares, iphones, ipads, tablets e mesmo no boca a boca.
Nas redes sociais o arco-íris virou viral, foi para no youtube e em todo lugar se falava do projeto magnífico da dupla de amigos.
Do alto do arco-íris Robertinho pode perceber que as pessoas que chegavam eram de várias cores , negros, brancos, amarelos, pardos,índios...e de muitas misturas dessas raças. Foi então que Robertinho e Lidoca perceberam que em todos os cantos deste Brasil existe um arco-íris que foi sendo construído através do tempo, unindo raças e misturando cores, formando um único povo e um povo único em diversidade, o nosso povo brasileiro.
 
Salvador, 8 de fevereiro de 2012