Joel e o... Espantalho do Natal
- Joel é um menino de oito anos, ele mora em uma cidade pequena com sua mãe Luciana, seu pai Murilo e sua avó Amina, que fica com ele na ausência dos pais, que devido ao trabalho, passam o dia fora. Ela... Cuida de uma pequena horta que ajeitou atrás da casa e a noite, adora contar histórias para o netinho.
- Em Chipre... Cidade que eles moram, todos se conhecem. E nesta época do Natal a comunidade sempre festejam na rua que moram, o nascimento de Jesus, onde vizinhos e moradores se revezam em organizar uma bela e inesquecível festa com apresentações de teatro, músicas e diversão.
- Joel... Já entusiasmado com as comemorações natalinas, pede para Amina fazer leituras apenas de contos de natal. Antes do menino dormir... Amina vai para o quarto do neto, levando coleções de livros para ele escolher. E nestes momentos de magia, imaginação e viagem Joel e a avó, esquecem do mundo exterior mergulhados pela leitura. Luciana e Murilo ficam muito felizes com essa relação de afeto e companheirismo que existe entre os dois, eles sabem que o destino dos idosos hoje em dia é viverem isolados e abandonado em algum cômodo em suas próprias casas ou irem para um asilo.
- É deste jeito é a vida desta família. No final do dia o encontro entre Joel e Amina é assíduo e pontual. Joel está pronto para ouvir mais um conto e Amina escolhe a seguinte história: Noel e o boneco de neve. O conto é rico de luzes, estrelas, reis, magos, animais e neve, muita neve.
- Joel... Sempre curioso pergunta a Amina: Qual é a importância do boneco de neve na festa de natal? E ela, paciente tenta explicar a ele: O boneco de neve representa o pólo norte, local onde moram o papai Noel, duendes e rena. E o menino continua em seus questionamentos: E nas cidades onde não existe neve, não existe natal? Amina explica a ele que muitos substituem o boneco de neve por bonecos de porcelana, parafina, palhas.
- Joel pensativo... Fica preocupado com a festa natalina organizada pela vizinhança que não tem nenhum boneco e vai dormir cheio de idéias de como seria o boneco na festa dele.
- No outro dia, depois que o menino chega da escola, convida Amina para irem procurar folhas secas, palhas de milho, espigas. Amina curiosa pergunta por que Joel quer tudo isso, ele apenas responde que é um presente de natal que ele mesmo irá fazer. Os dois passam vários dias separando folhas, caules.
- A tarde... O menino faz companhia para Amina enquanto ela cuida de sua pequena horta e aproveita, também ficando ocupado em seus afazeres, amarrando, colando bem devagar, montando e desmontando. A noite em seu quarto é repleta de histórias ricas de magia e novidades infantil narradas por Amina
- Próximo da noite de Natal... Em sua casa, começam os preparativos para a tão esperada festa. São fitas, cetins, bolas, guirlandas e vários outros acessório para deixarem as ruas já enfeitadas, iluminadas, brilhantes e bonita. Joel tira de baixo de sua cama o espantalho de natal. Ele mostra aos pais e Amina, João, o espantalho de Natal sua criação e contribuição para substituir o boneco de neve, que não existe em sua festa de fim de ano.
- Amina fica orgulhosa da atitude do neto, Luciana e Murilo ficam admirados ao verem a criação do filho. Joel explica a família que ficou preocupado com a festa de natal de sua comunidade e após escutar o conto infantil Noel e boneco de neve, pensou que poderia fazer algo para contribuir na festa de sua família e da rua. Ele explica a família que o boneco foi feito com vários galhos secos de árvores que ele amarrou bem e colocou como o corpo, braços, pernas, a cabeça ele fez uma bola com as palhas de milho, o olho foi feito de azeitonas pretas, a boca com tiras de pimentão vermelho e o nariz foi com uma pequena cenoura e depois de pronto, ele vestiu com uma roupa antiga de seu pai. O resultado foi um boneco alegre e diferente.
- A noite, quando todos se reuniram para comemorar e confraternizar, viram João... O espantalho do natal, ficaram surpresas por que era a primeira vez que viam um espantalho tão diferente e felizes também por que agora, graças a idéia e criatividade de Joel, a festa de natal estava completa com João... O espantalho de natal.