July.... Uma joaninha sem bolinha.
Em uma pequena floresta vivia Lissa... Uma pequena Joaninha amarela, diferente de sua família que tinham bolinhas pretas em suas cores azul e vermelhinhas.
Lissa.. Muitas vezes perguntava a sua mãezinha, o por que de não ter nenhuma bolinha? Porque suas costas eram apenas lisinhas? Sua mãe Leonor, sem saber como explicar apenas lhe respondia: Minha filha... Deus sabe o que faz. Mas... Estas respostas não convenciam Lissa que sofria com algumas piadinhas de suas outras coleguinhas.
Nas horas de brincadeiras Lissa sempre ficava de fora, por que era diferente das outras Joaninhas, isso a deixava desolada, que acreditava não ter nada de errado.
A cada dia que passava... Mas a pequena Lissa se isolava... As joaninhas de sua família... Não gostavam da sua companhia... Não aceitavam ela como parte da família... Por ter não ser igual em suas cores nem bolinhas.
Lissa... Ficava triste a pensar... E muitas vezes queria era fugir daquele lugar... Se sentia um inseto comum... Nela mesmo.. Não via erro nenhum.
E as brincadeiras com sua turma continuavam, e ela sempre ficava afastada. Não podia nem se aproximar... Por que as outras... Dziam que ela dava azar.
Esta pequena joaninha.. ficou por ali sozinha.. Ficava feliz só de ver as outras felizes... Apesar de ficar triste... Não guardava mágoa nem rancor... Sabia que um dia teria outra cor.
Um dia... Ao seguir atrás de suas coleguinhas... Percebeu uma sombra bem distante... E logo depois ouviu um barulho estridente... As outras não ouviram nada... Estavam a correr felizes pela estrada.
Lissa percebeu o grande perigo... Para avisar as joaninhas.. Soltou um grande grito... Mais nada delas escutarem.. O vento levava distante
Pobre das outras joaninhas... Estavam para servirem de alimentos para uma andorinha.. Lissa rápido pensou.. E para os dois pássaros se mostrou.
E eles vieram em sua direção.. Prontas para levanta- lá do chão. E Lissa correu por entre as folhas... Sua cor se misturou com caules e muitas secas folhas.. As andorinhas não conseguiram lhe achar... Ficando muito tempo por ali a procurar
Lissa... Saiu rápida do seu esconderijo... Bem próxima das joaninhas avisou a todas do grande perigo... E foi uma correria... Cada uma por si... Em grande euforia.
Depois de passado o perigo... Cada uma saiu do seu esconderijo... Já nem sabiam o que fazer... Todas estava com medo de se perderem. Lissa tentou acalmar... Vamos seguir por ali sem descansar. E foi assim que elas saíram... Seguindo a diferente joaninha sem suas bolinas. E logo chegaram em suas casinhas
No outro dia bem cedinho... Ao sair de casa, Lissa ficou surpresa e espantada... Todas as lindas Joaninhas... Esperavam por sua companhia. Envolveram Lissa em um grande abraço... Pedindo desculpas por suas idéias equivocadas
E foi assim que as coloridas joaninhas aprenderam... Que cada um tem o seu próprio jeito. A diferença está apenas nas mentes.. de todos aqueles que tratam os outros como diferentes.