Vontade de estudar
Desde sempre foi um rapaz que gostou de estudos, mesmo antes de atingir a idade escolar ele mostrava aos seus pais indicativos de bom aluno.
Quando atingiu a idade devida, foi matriculado na Escola 4 de Fevereiro. No primeiro dia de aula de iniciação mostrou em seu rosto alegria e satisfação enquanto era preparado para ir a escola. Durante a caminhada o passo era aquele de apressado. Na escola no momento de entrar na sala foi um problema: gritos, confusão porque naquele instante deparou-se com uma outra realidade, só via pessoas finas, alguns de pele branca; era o complexo de inferioridade. Mas, no fundo mantinha o seu objectivo – estudar.
Durante as aulas era o aluno mais tímido mas inteligente, era já bom em matemática embora não sabia ler devidamente. Aprovou para a 1ª Classe onde melhorava cada vez mais o seu QI. Posto na 2ª Classe, tinha mesmo de aprender a ler, graças a professora que castigava muito quem não sabia. Dai só foi show até terminar o I Nível.
No II Nível o rapaz já tinha uma idade que lhe permitia fazer comparação adquirindo assim o sentimento de vergonha, pois era pobre, não tinha roupa de qualidade nem sapatos, etc. Terminou o II Nível com muita dificuldade a vista.
(…)