A RECONCILIAÇÃO...
- Licia terminava de tomar seu leite com chocolate, tinha pressa em ir pra escola, hoje era o dia da aula de histórias de uma história, método este inventado pela diretoria da escola, para tentar acabar com as brigas entre alunos, professores, etc...Quem tivesse um caso seu, ou conhecido para contar ia pra frente de toda a turma, e eles com a ajuda da professora, tentariam uma meio, uma ajuda, ou sugestões para desfazer este mal entendido. Quem será que ia falar hoje? Esperava que fosse um de seus amigos que não falavam com irmãos, o que era muito comum ali.
- Lenita, sua mãe terminou de arrumar tudo e as duas saíram.Toda manhã era assim. Licia e Lenita saiam juntas, Licia ficava na escola e Lenita ia trabalhar. Seu avô Henrique ficava em casa e Licia passava o resto do dia com ele, depois que chegava da escola.
- Licia... Uma menina de sete anos era feliz e inteligente, adora ouvir histórias contadas pelo seu avô. Os dois tinham uma amizade inexplicável, quando eles se conheceram há seis meses atrás, foi amor a primeira vista. Ele veio morar com elas, quando sua avó partiu para o céu.
- Henrique era pai de seu pai que viajava muito a trabalho. Neste dia antes dela ir pra escola, ele conta para ela que não aprovara o namoro do filho com sua mãe por que eles eram muitos jovens, Heitor teve que parar de estudar depois que Licia nasceu, causando entre eles, seu avô e seu pais, uma separação o que causou muito sofrimento e tristeza em sua avó Cecilia.
- E assim eles ficaram por muitos anos, sem terem nenhum contato. E agora que eles se encontraram, eram inseparáveis deixando Lenita feliz e tranqüila ao sair pra trabalhar. Henrique diz a menina que se arrepende muito deste seu gesto egoísta, ao querer interferir na vida do filho. Ele sabe que perdeu anos de convivência com Heitor e ela.
- Licia... Muito sensível, sempre tranqüiliza o avô dizendo: Já passou, o que importa é o agora, que nós quatro estamos juntos e vovó, de onde ela estiver está feliz também. Henrique com lágrimas nos olhos, diante deste gesto tão simples e sincero fica mais calmo e feliz. - Orienta a netinha que não é bom ficarmos de mal com ninguém, traz doenças e sofrimentos para o coração.
- Chegando a escola, Licia cumprimenta a todos e aula tão esperada começa. Sara a professora de educação religiosa, pergunta para a turma da terceira séria, quem tem uma história para contar hoje? A menina, se candidata e conta a todos a história que seu avô Henrique lhe contou de seus pais e avôs e afirma que esta história teve um final feliz por que seu avô se arrependeu e recoheceu seus erros, se reconciliando com seus pais.
- A turma... Fica emocionada e pela primeira vez seus amigos não tiveram que dar sugestões para auxiliar os personagens nesta aula da realidade da vida.